Marataízes é nota dez no combate ao mosquito transmissor da dengue

A Prefeitura de Marataízes através da Secretaria de Saúde e as Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental, divulga os dados sobre os casos de dengue, Chikungunya e Zika  no município de 2017 e 2018.

Em 2017 foram 44 casos de dengue notificados e 18 confirmados, Chikungunya: 01 caso notificado, nenhum confirmado e o Zika: 01 caso notificado, nenhum confirmado. Em 2018, foram 50 casos notificados de dengue e nenhum confirmado. Chikungunya foram 10 casos notificados e 04 confirmados e de Zika, 02 casos notificados e nenhum confirmado.

Os índices positivos, nesses dois anos, podem ser atribuídos ao trabalho eficaz e intensivo, realizado pela equipe da Vigilância Ambiental, através dos 40 agentes de endemias que visitam as localidades da sede e do interior regularmente, levando além do inseticida, para combate ao mosquito Aedes Aegypti, informação e conscientização para as famílias.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental de Marataízes, Francisco Duarte, diversas ações são efetuadas no combate contra o mosquito, dentre elas, bloqueio com inseticida (bomba costal motorizada). Visita de dois em dois meses nos bairros do município realizando trabalhos de orientação e conscientização sobre ações preventivas contra o mosquito, além de verificar na residência a sua área externa (vasos de plantas e ralos), e interna (ralos dos banheiros) da casa, colocando produto inseticida nesses locais. Verificam, ainda, se a caixa d’água está devidamente tampada, se estiver aberta o agente coloca uma tela.

Caso o agente encontre focos de mosquito na residência, o material é recolhido para análise em laboratório, feito no próprio setor da Vigilância Ambiental.  Após o resultado, o agente informa ao morador se foi negativo ou positivo, sendo positivo, uma ação imediata é feita com inseticida no local do foco.

Outro fator positivo é a parceria com as secretarias de Obras e Urbanismo, Serviços Urbanos e Agricultura no recolhimento de entulhos e pneus.E ainda, semanalmente, é realizada visitas em pontos estratégicos como: borracharias e ferros velhos, para aplicação inseticida. Monitoramento com 80 armadilhas instaladas em pontos específicos nos bairros, por meio da empresa ECOVEC, visando obter informações sobre em qual localidade há maior índice de mosquito.

A equipe da Vigilância Ambiental também está presente nos eventos realizados no município com estandes para apresentação de todo o trabalho que é feito pelo setor e busca estar sempre presente nas escolas municipais levando informações e conscientização aos alunos através de palestras e teatros. Mesmo com essa significativa redução, não baixamos a guarda, continuamos no combate e conscientizando nossa população”, enfatizou o coordenador.

A vigilância permanente é uma determinação do prefeito Tininho Batista, para que sejam mantidas as ações positivas que deram resultados satisfatórios nestes dois anos, quanto ao controle da dengue no município, e que as equipes continuem à incentivar os cuidados necessários no dia a dia, visando a prevenção do mosquito.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *