Mais Alfabetização beneficia 2 mil estudantes em Cachoeiro

Iniciativa busca potencializar o aprendizado de alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental.

A rede municipal de ensino de Cachoeiro é atendida, desde abril, pelo Programa Mais Albetização (PMALFA), de âmbito federal. São 2.157 estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, divididos em 98 turmas de 27 escolas, beneficiados com ações para potencializar o aprendizado em leitura, escrita e matemática.

Para dar andamento às atividades, o Ministério da Educação (MEC) garante apoio adicional – prioritariamente no turno regular – de um assistente de alfabetização junto ao professor alfabetizador.

Esse assistente atua por um período de dez ou cinco horas semanais nas unidades escolares, de acordo com os critérios do programa, que leva em conta o rendimento da maioria dos alunos e o nível socioeconômico.

Durante as aulas, o professor e o assistente proporcionam atividades que ajudam o aluno a compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita, de modo a desenvolver autonomia de leitura e estratégias de compreensão e de produção de textos.

Também são promovidas atividades na disciplina de matemática, as quais estimulam os alunos a aprender a raciocinar, a representar, a comunicar, a argumentar e a resolver problemas em diferentes contextos.

O Mais Alfabetização em Cachoeiro é financiado com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“É uma iniciativa nova do Ministério da Educação, implementada no início de 2018, a qual já estamos colocando em prática em Cachoeiro. O Mais Educação é muito importante para reforçar as ações que nós já realizamos relacionadas ao processo de alfabetização das nossas crianças”, destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *