Jogos Interescolares 2017 são abertos em Cachoeiro

Cerimônia com a presença dos atletas foi na manhã desta segunda (9)

A largada oficial dos Jogos Interescolares de Cachoeiro de Itapemirim (Joici) 2017 foi dada na manhã desta segunda-feira (9). A competição, que segue até o dia 1º de novembro, contará com a participação de 1.478 alunos de 24 escolas públicas e particulares do município em disputas de voleibol, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, judô e atletismo.

A abertura teve início às 8h, quando o prefeito Victor Coelho saiu de dentro do Palácio Bernardino Monteiro com a tocha dos jogos e a entregou a representantes do Tiro de Guerra, então posicionados na Praça Jerônimo Monteiro. Os militares seguiram em marcha até a Escola Viva Francisco Coelho Ávila Júnior, no bairro Coronel Borges, local da solenidade oficial com os estudantes competidores.

Na Escola Viva, os estudantes já estavam posicionados quando o fogo simbólico foi entregue à atleta de badminton Micaela Pinheiro, da escola Hosana Salles. Ela, que representou Cachoeiro nos Jogos Escolares da Juventude 2017, foi a responsável pelo acendimento da pira olímpica.

A solenidade teve prosseguimento com a reprodução do hino nacional, cantado à capela pela professora da rede estadual Neide Raquel, o juramento dos atletas com a judoca Heloisa Abreu, representante do município nos Jogos da Juventude deste ano e entrega de homenagens.

Outra atração foi a participação do Centro Integrado de Atividades Educacionais (Ciae) Newton Braga, que marcou presença com banda de música e equipe de ginástica rítmica.

“Cachoeiro vai respirar esporte até o fim do mês. Se vocês, estudantes, levarem consigo os conceitos do fogo olímpico, nós teremos uma cidade muito melhor”, pronunciou-se a secretária de Esporte e Lazer Lilian Siqueira.

A secretária de Educação, Cristina Lens Bastos, destacou a importância do Joici para o intercâmbio cultural entre os estudantes. “Precisamos de jogos de muita colaboração e muita paz”, frisou.

Relembrando o conceito original dos jogos olímpicos, o prefeito Victor Coelho também reafirmou a importância da competição como aprendizado colaborativo. “O esporte é qualidade de vida, mas também propagação de harmonia e integração. Parabéns a todos vocês que se dispuseram a participar dessa competição tão importante”, celebrou.

Também estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Rodrigo Coelho, o presidente da Câmara Municipal Alexandre Bastos, a primeira-dama Keila Vetoraci, vereadores e outras autoridades municipais.

Programação dos jogos nesta semana

As disputas tiveram início na tarde desta segunda com a realização dos jogos de tênis de mesa (novidade deste ano), na escola Galdino Theodoro da Silva, no bairro Jardim Itapemirim. Na terça-feira (10), será a vez do atletismo, realizado no Campo de Futebol do Itabirense (São Luiz Gonzaga) das 8h às 12h, e dos primeiros jogos de futsal na categoria masculino infantil, das 13h10 às 17h10, no ginásio municipal Nello Vola Borelli (Nova Brasília).

A semana de jogos se encerra na quarta-feira (11), que será reservada para o voleibol na categoria juvenil, na Escola Viva Francisco Coelho Ávila Júnior. Das 7h10 às 11h20, competirão as equipes masculinas, e das 13h10 às 17h20, as femininas.

Para mais opções de fotos, acesse: https://www.flickr.com/people/prefeituradecachoeiro-es/

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *