Jaqueline Moraes é candidata a vice de Casagrande

“Sou mulher, negra, criada na periferia e conheço a dor da nossa gente. Sou esposa, mãe e avó. E sei exatamente o que fazer para melhorar a vida das pessoas, principalmente as mulheres que trabalham e ganham 40% menos que os homens”.

Após muitas negociações, nesta segunda-feira, 06, muitas rodadas de conversas, acordos, após todas as coligações feitas, já no último segundo do segundo tempo, para o anúncio do nome para compor a chapa de governador, Renato Casagrande fez o anúncio do nome da ex-vereadora de Cariacica Jaqueline Moraes.

“Estamos com este projeto de Jaqueline há uns 30 dias. Tínhamos três mulheres que poderiam ser escolhidas: Lenise Loureiro – PPS, tem perfil técnico, tem experiência, porém ela lançada a deputada a federal os componentes da chapa não permitiram que tirassem ela da chapa, por conta de desequilibrar. Outro perfil que havia é da Márcia Lamas, atual vice-prefeita da Serra. A Márcia também candidata a federal poderia desequilibrar a chapa do PSB.  Mantendo a preferencia que tinha de ter companheira de chapa, preferi buscar em Jaqueline,  Secretária Estadual de Mulheres, ex-vereadora de Cariacica, mulher negra, militante de periferia, ex-ambulante, empreendedora, mulher com uma história de vida de superação, a nossa candidata, eis aí o perfil”, ressaltou Renato Casagrande por telefone.

O anúncio surpreendeu a todos na sede do Partido Socialista Brasileiro – PSB, em Vitória, era esperado o nome de um homem, mas foi ela, a secretária de Mulheres do PSB, a ex-ambulante, a mulher negra e até então candidata a deputada federal a escolhida.

A escolha do nome dela demonstra a importância da participação da mulher no processo político. Lembrando que, na segunda-feira, 31m no encontro de Casagrande com as mulheres fora sugerido a ele pensar na possibilidade de escolher uma mulher para compor a sua chapa. Não deu outra, Casagrande ouviu a mulherada e empoderou de vez Jaqueline que ficou sem voz após ouvir do próprio Renato o nome dela.

O trabalho realizado por Jaqueline a frente à Secretaria de Mulheres do PSB pode ter sido um dos referenciais para o nome dela ter sido aprovado pelo diretório do PSB Estadual.

Jaqueline Moraes é Secretaria das Mulheres do PSB no Espírito Santo, é ex-presidente da Associação dos Camelôs do ES, empreendedora, negra, mãe e avó. Ela tem uma história forte, uma história de verdade, uma história semelhante à de milhares de mulheres negras desse país, passou por dificuldades, e encontrou a luz no fim do túnel, claro, arregaçando as mangas e caindo em campo, sem tempo para justificativas e desculpas esfarrapadas.  Os pais eram vendedores ambulantes e por um tempo a mãe trabalhou como zeladora em condomínios e hospital. “Meu pai era ambulante e viajava muito. Minha mãe acordava muito cedo e deixava o café com leite pronto em cima da mesa, quando eu e minha irmã acordávamos para estudar o café estava lá todas as manhãs isso em determinada época no Rio de Janeiro. Quando meu pai chegava de suas longas viagens sempre trazia brinquedos para mim e minha irmã. Meu irmão caçula nasceu quando eu já tinha 9 anos, foi muito bom ajudar cuidar da minha mãe grávida e de meu irmão bebê. Isso me traz boas recordações…Apesar da ausência de meus pais por conta do trabalho, tive ótimos ensinamentos no qual levo para a minha vida, como respeitar o espaço e o direito do outro, estender a mão ao próximo sempre que possível, sendo assim levarei para a minha vida”, relembrou.

A política

 

Jaqueline descobriu ainda cedo a vocação pela política, foi líder escolar a vida toda e líder comunitária. Sempre brigou pela comunidade, pelo outro.

Atualmente Jaqueline é empreendedora individual com um empreendimento de vendas de peças e oficinas de motos.

Foi presidente de Associação dos Ambulantes do Espírito Santo e por duas vezes presidente da comunidade (líder comunitária).

Em 2012 se candidatei ao cargo de vereadora na cidade de Cariacica pelo PSB, foi eleita com 2.652 votos e nos dois biênios fui vice-presidente da mesa diretora. Foi                                                                presidente e relatora das comissões de Educação, saúde e assistência social.

“Trabalhei incansavelmente até o último dia do mandato, que terminou em 31 e dezembro de 2016 e não me recandidatei. Filiei-me ao PSB em 2017 e comecei a participar do segmento de mulheres socialistas onde me candidatei ao cargo de secretaria estadual e venci ganhando o direito após essa eleição de participar da executiva estadual e em seguida fui convidada pelo ex-governador Renato Casagrande para compor o diretório nacional do partido”.

Quando vereadora, fez um mandato participativo elaborando leis e fiscalizando o executivo, mas as maiores ações do mandato foi propor a participação das pessoas sendo a voz das comunidades através do gabinete móvel, sendo carinhosamente apelidado de ”Jack Móvel”.

 

Foto/ Jaqueline/ arquivo

Legenda/ Jaqueline Moraes foi escolhida para ser a candidata a vice de Renato Casagrande.

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário

  • aldemir reis e silva disse:

    ola JAQUELINE, eu RESIDENTE NO BAIRRO OPERARIO- CARIACICA, como eleitor cariaciquense com reduto cariaciquense, ja fui um dos seus seguidore em tua carreira politica na qual a senhora ja exerceu a função de vereadora em nosso municipio cariaciquense… torso pela vitorias de voces nas urnas eleitoral!!!
    PARA QUE POSSAMOS TÁ CONTANDO COM TEU APOIO, PELO NOSSO BAIRRO E OUTROS BAIRROS VIZINHOS, QUE TAMBEM É TEU REDUTO DOMICILIAR!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *