Jacqueline Moraes caminha com Luciana em Piúma

“Empoderar Luciana, vocês empoderaram uma pessoa, antes de vocês fazerem isso com ela, vocês fizeram comigo, porque quando nós tivemos o nosso nome escolhido para ser candidata a vice de Renato, significa que estamos empoderadas e que ele quer dar voz a todas as mulheres do ES…”, disse Jacqueline

A candidata a vice-governadora de Renato Casagrande – PSB, Jacqueline Moraes esteve em Piúma, nesta terça-feira, 25 fazendo uma caminhada com a candidata a deputada estadual Luciana Maximo. As duas acompanhadas de outras candidatas percorreram o bairro Céu Azul, passara pelo Lago Azul, desceram ao bairro Niterói onde cumprimentaram comerciantes e seguiram ao centro da cidade.

Jacqueline conversou com comerciantes e o que mais ouviu foi a mesma reclamação, o descaso das autoridades com a orla da praia. O dono da Peixaria Taylor, Carlos Alberto Taylor mostrou a mão e afirmou que a saúde também está deixada de lado na Cidade das Conchas. Carlos Alberto frisou que está fazendo o tratamento na mão, no Hospital em Itapemirim.

Jacqueline elogiou muito a receptividade da candidata a deputada estadual Luciana Maximo e pediu votos para a jornalista durante a caminhada. No bairro Céu Azul, as candidatas do PSB, Alcenir Rocha, de Guarapari, Rose da Feira de Vila Velha, Elbamar Cavernas, e Zirinha Zignal falaram também das suas propostas. Quem também compareceu a caminhada foi a candidata a deputada estadual Sandra Aragão de Vitória.

No Céu Azul Luciana assegurou que diferente dos políticos que só sobem o morro de quatro em quatro anos para pedir votos e depois esquece a comunidade, ela sobe sempre que é acionada, pois atua na cidade como jornalista e sempre deu voz a população os 365 dias do ano, indo ao encontro das demandas, das reclamações e brigando pelos direitos das pessoas. Luciana salientou que não pode aceitar que, só tem acesso a saúde quem tem aproximação com políticos, disse ainda que a comunidade precisa voltar a estudar, mas a Educação para Jovens e Adultos só é ofertada no centro, o que acaba por dificultar aos moradores do Céu Azul a volta aos bancos escolares. Neste momento pediu a Jacqueline que se eleita vice seja um canal junto a Sedu para que a Escola do bairro venha ofertar a EJA.

 

Jacqueline é da periferia

Jacqueline cumprimentou os moradores, contou a sua história de lutas e falou das conquistas depois que entrou para a vida pública em Cariacica, disse que também é da periferia e que até os 24 anos só tinha o ensino fundamental e, depois que conheceu de perto a política viu a necessidade de concluir os estudos. Falou das lutas das mulheres e enobreceu a candidata de Piúma.  “Luciana Maximo dirige o carro, colar adesivo, fabrica o seu jingle, faz a sua arte, ela consegue fazer mil e uma coisa e detalhe, tá fazendo campanha, ta tirando foto, ta fazendo matéria, escreve três, quatro e cinco matérias numa noite e quando você pensa que está dormindo está escrevendo de madrugada. É a típica mulher brasileira que precisa do respeito e você tem o nosso respeito porque você representa todas as mulheres, tanto de Piúma, quanto do Estado do Espírito Santo, por isso seu trabalho cresce, por isso, que você está forte, não só em Piúma, mas em toda a região sul”, destacou a vice de Renato Casagrande.

Peixarias

Em frente as peixarias, o segundo ponto de parada da caminhada de Luciana com Jacqueline, a candidata a vice-governadora conversou com os pescadores e comerciantes. Ouviu o desabafo dos eleitores que estão desacreditados da política. Jacqueline garantiu que levará as reclamações ao Renato e que, se Casagrande vencer o pleito, assim como ele faz a Avenida Beira Rio, ele vai fazer a orla, porque esta é a maior prioridade de Piúma.

No 2º Piso do Restaurante Onda, Jacqueline fez o encerramento da caminhada em Piúma. Agradeceu o empenho das candidatas, das equipes, agradeceu o acolhimento do Valtinho, e aproveitou para pedir votos para Casagrande, para os deputados da coligação, e também a candidatos ao senado, Ricardo Ferraço e Marcos Durval.

Marcaram presença no Onda o secretário geral do PSB, Rafael Bala e Valneide, secretária nacional da negritude do PSB. “Primeiro eu quero agradecer a Deus, que nos deu saúde, força e energia, desde 8h30 nós nos reunimos e caminhamos no bairro Céu Azul. Para quem não sabe, a comunidade mais carente da cidade, onde nós começamos a caminhada, eu pude ver meninas de 14 anos, 17 anos grávidas, uma com um bebê de 10 meses no colo e outro na barriga. Sabe o que acontece lá, não tem um EJA funcionando, eu parei uma jovem grávida e perguntei: você estudou até que ano, e ela disse, até a 5ª série porque aqui não teme escola próxima para concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Nós conversamos com aquela comunidade Rafael, passamos pelo Lago Azul, depois descemos e viemos para Niterói e seguimos ao centro. Chegamos ao comércio de Piúma a demanda quase que unanime, é a orla. ‘Não deixe a nossa praia morrer’, diziam os comerciantes. Piúma tem uma das praias mais lindas do ES, de águas mornas e rasas como foi o discurso de Valtinho que as pessoas procuram por causa da água morna e hoje você ver os comerciantes chorando. Teve um com tanta emoção que ele me abraçou e falou: ‘a gente acredita no Renato, porque Renato fez a Beira Rio e ele precisa olhar pela nossa praia. Nossa praia não pode morrer, nós queremos a nossa orla revitalizada para que voltem os turistas’. Nós ouvimos muitas demandas locais, muitas reclamações, eu tenho certeza, Luciana, que tudo que foi falado, todas as reclamações, Renato já tem esse conhecimento, mas ele terá o reforço através do nosso testemunho que nós vamos dar a ele”, disse Moraes.

A vice de Renato destacou que gostou de ouvir e ver, o reconhecimento dos comerciantes com o trabalho jornalístico de Luciana. “Jornalista que tem um jornal na cidade de grande circulação e respeitada por todos os comerciantes dessa região. Em todas as lojas que nós entramos as pessoas falaram bem dessa mulher, o tanto que ela tem de baixinha, ela tem de porreta, por isso que o nome dela é Luciana Maximo, só de sacanagem”, brincou Jacqueline.

Jacqueline aproveitou e agradeceu a presença de todos, Zirinha Zignal, Rogéria que veio da Serra, Ana Tinoco, Tais, Ludmila Potratz, Catarina candidata a deputada federal, o Coletivo Negros (a) Empoderados, entre outros presentes.

 

Fotos/ fazer um filminho / Laura Mion

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *