IV Casa Aberta: sucesso garantido em São Pedro

O evento já é sucesso e está consolidado, Casa Aberta, o encontro da cultura e suas raízes

 

Indubitavelmente, o Evento Casa Aberta, organizado pela Associação de Moradores da Comunidade de São Pedro do Itabapoana – Ascompi, é um sucesso consolidado. Indiferente ao apoio da Prefeitura de Mimoso do Sul, que aliás nem se faz presente, bem como os vereadores, que parecem ignorar a cultura do local a festa cultural do mês junho é luxuosa e digna de aplausos.

Em contraproposta, o Governo do Estado, através das Secretarias Estadual de Agricultura e Cultura apoiam com força total o evento.  “Temos o apoio do Estado como um todo, temos o apoio integral e sem restrição das Secretaria de Estado da Cultura e Agricultura, temos apoio do vice e do governador, Paulo Hartung, o nosso governador tem loucura por este espaço”, disse Glícia Maria Aguiar, empresária.

A Associação, pensa desde o folder que divulga o Evento, a hospedagem. Tudo é feito com o olhar aos mínimos detalhes. Todo final de semana do mês de junho, o Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana abre as portas para receber os convidados, tem como meta atrair visitantes ao Sítio Histórico, fomentar a economia, além resgatar a cultura local. “Não é fácil, a gente ama este lugar. Fazemos o Casa Abera para manter a chama da cultura acesa e trazer visitantes ao Sítio além de fomentar a economia de São Pedro. Desde a sua primeira edição é um sucesso”, garante Balbino, que administra um belíssimo antiquário e é idealizador do evento.

O leilão é uma atração à parte, desde peças raras de coleção de antiquário, artesanato, vinhos, objetos como secador de cabelo, garra térmica a cana caiana e abóbora. O dinheiro arrecadado ajuda a custear o evento. Os shows, as apresentações artísticas, as casas que se abrem para hospedagem, tudo é um luxo, que deveria ser copiado em outros municípios do Espírito Santo com potenciais turísticos.  A organização é de primeira.

Violinistas internacionais encantam o público

Neste final de semana, o Sarau comandou a noite de sábado, com músicos internacionais que fizeram uma participação a parte, om um show erudito de violino, foi mágico, além da música que silenciou o público nas ruas, a poesia declamada pela advogada Ângela Felippe deu uma tonalidade ao Casa Aberta que já parte da vida dos moradores. Esta é a IV Edição. “É o terceiro ano que participo, quero participar mais e mais, a cidade merece. O Sarau fica por minha conta. Neste sábado tivemos a participação de quatro jovens músicos dos Estados Unidos. Dois são brasileiros, João Felippe da Fraga e (violinista) Fábio Dantas Costa (viola clássica), a bulgra Vyara Hristova (violinista) e o pianista Conno Bonvillainn americano.  Foi uma noite inesquecível e mágica. O Casa Aberta é uma doçura, um encanto e uma poesia dentro dos nossos corações”, frisou Ângela.

A empresária Glícia Maria Aguiar ressaltou que a organização é de um grupo muito bom e unido em prol do turismo da Cidade Histórica. “Esse grupo luta por todos os eventos. O Casa Aberta é um evento já consolidado, já estamos na IV Edição, estamos indo para o V. É um sucesso, agrada a todos, resgata a cultura, porque ele é tradicionalmente cultural. Hoje nós temos o resgate já consolidado da cultura pós perda da titularidade de cidade, para virar distrito.  Esse resgate desta cultura a gente vê que está forte. Nós temos conjuntos oriundos, dois sanfoneiros, vários tons de música de sanfona e viola, já temos um grupo que chamamos de Frutos da Terra. Nosso próximo desafio é o resgate e o trabalho com o antes, como São Pedro Surgiu na década em 1800”, salientou.

Para Glícia, ver as pousadas e comércios totós lotados durante todo o mês de junho por conta do Casa Aberta é motivo de muita satisfação.

A proprietária do Bistrô Histórico de São Pedro, Marília Macri afirmou que conheceu o Sítio Histórico exatamente no evento Casa Aberta. “Eu me apaixonei, coloquei o Bistrô, fiquei dois anos e pouco e agora estou direto. A avaliação é 10, a Associação está muito ativa, isto tudo acontece por causa da Associação e dos comerciantes e empresários locais”, disse Macri.

 

Academia

Destacou o médico e presidente da Academia de Artes, História e Letras de São Pedro de Itabapoana, Maria Antonieta Tatagiba, Dr. Pedro Antônio que nestes últimos quatro anos, a Associação de Moradores de São Pedro vem se fortalecendo e construindo respostas. ‘Ela está num processo de amadurecimento muito rico, agora nós fundamos a Academia Maria Antonieta Tatagiba que é uma nova forma de organização de grupo para que a gente possa vivificar o legado que nos foi deixado. Nós não consideramos nem justo e nem produtivo esse legado tão rico ir se acabando, a Academia tem esse desafio, de construir esse legado. Teremos 40 patronos perpétuos e in memoriam que são pessoas  que construíram essa história. O Casa Aberta é este resgate da história, o resgate do legado. A Academia entende que é dar vida a este legado”, ressaltou.

 

Fotos/ Casa Aberta / Luciana Maximo

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *