Ipaci teve ganho de capital em 2017

Instituto recebe auditoria fiscal do Ministério da Fazenda, procedimento rotineiro que favorece transparência

O Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci) conseguiu rentabilidade em seus investimentos no mercado financeiro superior à meta atuarial. De dezembro de 2016 a dezembro de 2017, o dinheiro aplicado do órgão saltou de R$ 157.564.327,64 para R$ 194.584.143,42, resultando em um significativo aumento de capital.

No mesmo período, o valor dos bens imóveis administrados pelo instituto saltou de R$ 15.616.553,77 para R$ 22.334.778,90. A valorização se deu após um trabalho de reavaliação dos imóveis, sendo que a cifra tende a aumentar, uma vez que três dos oito bens da autarquia ainda serão reavaliados.

Os dados constam em relatório anual do Ipaci, que é responsável pelas operações de previdência dos servidores públicos titulares de cargo efetivo do município. O texto aponta ainda outras ações relevantes do instituto no ano passado, o que inclui investimento na capacitação de seus conselheiros e no aprimimoramento dos processos de avaliação de investimentos feitos, bem como prospecção de novos.

Os novos membros do Conselho Previdenciário do Ipaci para o biênio 2017/2019 foram empossados em maio, após votos de 472 eleitores. Pouco após a posse, eles participaram de um curso de capacitação em Seguridade Social, Previdência Social e temas relevantes.

Além disso, uma palestra sobre Reforma da Previdência foi realizada em abril, direcionada a todos os servidores da prefeitura, para debater e esclarecer dúvidas a respeito das medidas propostas na PEC 282, do Governo Federal. O evento também serviu para esclarecer questões a respeito das eleições do Conselho Previdenciário.

Os diretores, gerentes e coordenadores do Ipaci também debateram o Planejamento Estratégico do Instituto para 2018/2022 e designaram os servidores responsáveis pela confecção do relatório, a ser divulgado em breve. Trata-se de um requisito obrigatório para adequação ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão RPPS), que visa incentivar os regimes próprios a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária. Assim, a pretensão é melhorar o desempenho do instituto, identificar os pontos fortes e fracos, corrigir as linhas de ações e estabelecer as metas para alcançar todos os objetivos.

Pagamentos da prefeitura e da Câmara

A prefeitura de Cachoeiro fez em dezembro um pagamento de R$ 13.655.513,08 ao Ipaci referente a obrigações previdenciárias de 2016 vencidas, além de um aporte financeiro relativo ao exercício de 2017. A Câmara Municipal de Cachoeiro também fez uma transferência de R$ 596.204,85 para o instituto relativa ao aporte financeiro do ano passado.

“Foi um ano muito positivo para o Ipaci, no qual conseguimos realizar diversas ações para elevar ainda mais o superávit do instituto. O envolvimento dos servidores também foi fundamental, pois o órgão representa os olhos e ouvidos dos que trabalham no serviço público”, afirma a presidente executiva do Ipaci, Cleuzei Miranda Smarzaro Moreira.

Transparência

O Ipaci está recebendo, desde dezembro, auditoria fiscal do Ministério da Fazenda, procedimento realizado a cada quatro anos, exigido a todos os institutos que têm RPPS. Os auditores da Receita Federal verificam as planilhas contábeis, legislação, aplicações financeiras, folhas de pagamento, contratos e outros. Eles têm acesso a todos os documentos, sistemas e informações relacionados ao instituto.

“Muito nos alegram e estimulam as auditorias dos Ministérios da Fazenda, da Previdência, do Tribunal de Contas do Estado e outras. Assim, temos a certeza de que estamos no rumo certo. É uma oportunidade de dar transparência às nossas ações, corrigir possíveis falhas e estabelecer novos projetos de desenvolvimento”, comenta Cleuzei.

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