Iº Jogos Paralímpicos Escolares de Itapemirim foi realizado com sucesso

A Prefeitura municipal de Itapemirim, através da Secretaria de Esportes realizou nos dias 27 e 28 de julho o “I Jogos Paralímpicos Escolares de Itapemirim”. A abertura foi realizada no Ginásio de Esportes Waldir Alves e contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais. O Prefeito em exercício Dr. Thiago Peçanha Lopes fez questão de marcar presença e incentivar este brilhante projeto esportivo Paralímpicos.

A Secretária de Esporte de Itapemirim, Ana Carla Teixeira Araújo relata emocionada e orgulhosa, que a fase municipal das paraolimpíadas é organizado pela primeira vez por um município do Espírito Santo. O evento reuniu aproximadamente 160 alunos da Rede Municipal, Estadual e Sociedade Pestalozzi de Itapemirim, que disputaram as modalidades de atletismo, tênis de mesa e natação. As escolas participantes foram: Escola Municipal Narciso Araújo, Escola Municipal Elvira Meale Lesqueves, Escola Municipal de Desengano, Escola Municipal Josepha Miranda, Escola Municipal João Gomes, Escola Municipal Marluce Bianchi, Escola Municipal Bom Será, Escola Municipal Anacleto Jacinto Ribeiro, Escola Municipal Manoel Marcondes, Escola Estadual Washington Pinheiro Meirelles, Escola Estadual de Graúna, Escola Estadual Leopoldino Rocha. A abertura do evento contou com a presença dos alunos da APAE de Marataízes (apresentação de Capoeira).

A atleta paralímpica Patricia Pereira dos Santos, medalhista de prata da Rio 2016, marcou presença e abrilhantou o evento. Ela sofreu um assalto em janeiro de 2002, na casa lotérica onde trabalhava e, por consequência de um tiro, ficou com uma grave lesão medular. Antes do acidente, já praticava esportes. Buscou no basquete em cadeira de rodas sua reabilitação e não deixou que a lesão a atrapalhasse na sua história de amor com o esporte. Saiu das quadras para as piscinas. Não sabia nadar, aprendeu, se destacou e hoje são nove anos de natação. Além de Patrícia, marcou presença o técnico Leonardo Miglinas Cunha. “Ficamos imensamente honrados com o convite e com todo o carinho recebido em Itapemirim. Trabalho com o esporte Paralímpico há 17 anos e fiquei imensamente feliz em saber que mais pessoas possuem essa mesma vontade de fazer por aqueles que são normalmente excluídos das oportunidades. Conte comigo para ajudar a elevar o esporte Paralímpico em Itapemirim. Acredito que esse ano já teremos uma atleta de Itapemirim trazendo medalha na Paraolimpíada Escolar Nacional em São Paulo. Disse o Professor Leonardo Miglinas.

As competições de atletismo iniciaram às 08 horas de quinta-feira (27) no estádio José Olívio Soares, natação em Itaóca iniciará às 8h30 de sexta-feira (28) na Pousada do Herón e Tênis de mesa no Narciso Araújo. A Secretária de esportes agradeceu o envolvimento dos pais, alunos, pedagogos e professores. Ela afirma que em breve começará um trabalho de treinamento em preparação para Paraolimpíada Escolar Nacional, e que a secretaria está finalizando o projeto de continuidade de trabalho com esses atletas com os professores capacitados. “O evento foi maravilhoso, veio para valorizar estes atletas que precisam de todos nossos esforços e de nossa atenção. A prefeitura através da secretaria de saúde deu total apoio para conseguirmos realizar este grandioso evento. O sorriso de nossas crianças portadores de necessidades especiais é a nossa grande recompensa, estou muito feliz”. Afirmou emocionada a secretária de esportes, Ana Carla Teixeira.

 

As provas realizadas foram:

 

Provas Atletismo de 100 e 75 m

Lançamento de pelota

Arremesso de peso

 

Natação – Piscina de HR Chalés Itaóca

Provas adaptadas

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *