Inscrições abertas para oficina de roteiro para cinema no Museu Ferroviário

Neste fim de semana, Cachoeiro terá uma capacitação gratuita para os amantes da sétima arte. É a oficina de roteiro para cinema, com os cineastas Paulo Sena e Emerson Evêncio, que será realizada no Museu Ferroviário Domingos Lage, na Linha Vermelha, Centro.

A atividade, que integra a programação da primeira mostra de cinema “Pare, Olhe e Escute” (promovida por meio de projeto patrocinado pela Lei Rubem Braga, da prefeitura), acontecerá na sexta-feira (12), das 10h às 13h, e no sábado (13), das 9h às 12h. As inscrições são feitas somente via internet. Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço [email protected].

Sobre os cineastas

Formado em Economia, Administração e Cinema, Paulo Sena é produtor cultural, cineasta, roteirista, contista, dramaturgo e diretor artístico da IN Pares Cia de Dança. Já dirigiu quatro curtas-metragens exibidos no Brasil e no exterior. Em 2019, vai produzir o longa-metragem capixaba “Marraia”, que será filmado no distrito de Burarama, em Cachoeiro.

No teatro, Sena escreveu e dirigiu o espetáculo “A Casa Escura”, que também foi montado em um espaço alternativo no centro de Vitoria. Na dança, participou dos processos de montagem de “Inabitáveis”, “Banzo”, “Caos” e do novo espetáculo “OCO”. Na literaturam lançou em 2017 seu primeiro livro de contos, “Quase Sertão”, premiado nacionalmente.

Graduado em Comunicação Social no Espírito Santo e formado em Direção Cinematográfica no Rio de Janeiro (na Escola de Cinema Darcy Ribeiro), Emerson Evêncio participou de vários projetos de cinema na Região Sudeste. Dirigiu o curta-metragem “Angorá” (2011), que foi selecionado em festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior.

Em 2013, Evêncio realizou a direção do curta-metragem “Abrigo ao Sol”, vencedor de edital da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult). Desenvolve projetos de teatro e dança no mercado capixaba, atuando na direção de arte, figurinos e produção. Atualmente, é membro do Coletivo Cabelo Seco Soluções Culturais, de Vitória.

Outras atrações

Em seus dois de realização, na sexta e no sábado, o “Pare, Olhe e Escute” terá, como atrativo principal, uma mostra competitiva com filmes de curta e longa-metragem de oito estados brasileiros, além de bate-papo, mesa-redonda, lançamento de livros de autores capixabas e sessões especiais (programação abaixo). A entrada é franca.

Ainda no Museu Ferroviário, durante o evento, a prefeitura de Cachoeiro organizará uma solenidade para celebrar os 115 anos do prédio da antiga estação de trem da cidade.

Será na sexta, a partir das 18h, com a exibição do filme “O Último Trem do Bairro Guandu” e, depois, com a entrega do certificado “Amigos do Museu Ferroviário Domingos Lage”, que será concedido a cerca de 80 pessoas, dentre ex-ferroviários, familiares e outros homenageados.

Confira a programação da mostra “Pare, Olhe e Escute”

Sexta-feira (12)

10h às 13h – Oficina de roteiro para cinema, com os cineastas Paulo Sena e Emerson Evêncio

14h30 – Mostra competitiva de curtas-metragens
“Painho e o trem”, de Mery Lemos, PE
“A bordo”, de Davi Mello, SP
“Paralelas de aço”, de Rechid Waqued, MS

16h – Vagão Literário
Leitura e conversa sobre Guimarães Rosa e Rubem Braga, com Beatriz Fraga, especialista em Literatura e Mestre em Educação, e Maria Elvira Tavares Costa, contadora de história.
Após o bate-papo, lançamento dos livros “Outro Sertão”, de Paulo Sena; “Os incontestáveis” e “Ponto morto”, de Saulo Ribeiro.

18h – Solenidade de Comemoração dos 115 anos da Estação Ferroviária

19h – Mostra competitiva de curtas-metragens
“Lindeiras”, de Bruno Saphira, BA
“Contos Ferroviários”, de Everton V. de Souza, MG
“Pare, olhe, escute”, de Carlos Augusto e Zé, RJ
“120 segundos”, de Rafael Cruz, Holanda
“Não me deixe aqui sozinha”, de Marcoz Gomez, ES

20h30 – Mostra Longa – filme “Viola Perpétua”, de Mário de Almeida

Sábado (13)

9h as 12h – Oficina de roteiro para cinema, com os cineastas Paulo Sena e Emerson Evêncio

14h – Sessão “Túnel do tempo” – Mostra de vídeos sobre a antiga estação de trem de Cachoeiro, com a presença de ex-ferroviários.
Conversa sobre a Ferrovia Vitória X Rio, com Rogelio Pegoretti Caetano Monteiro, secretário de Fazenda de Cachoeiro

15h30 – Mesa-redonda “Mídia e poder”, com Franciani Bernardes, doutora em Ciências da Comunicação, fazendo uma análise sobre o poder da mídia na conjuntura atual

17h – Sessão “Luz” – Exibição do curta-metragem “Divina Luz”, de Ricardo Sá, filme sobre a ilustre cachoeirense Luz Del Fuego. Após a exibição, bate-papo com Monica Nitz, produtora do filme

19h – Mostra competitiva de curtas-metragens
“O trem do amor”, de Vanda Berger, ES
“Sobre dormentes, estamos acordadas”, de Facção Feminista Cineclube, RJ
“A luta”, de Bruno Bennec, MG
“Larfiagem”, de Gabi Bressola, SC
“Estranha criatura”, de Rosângela Iglesias Pereira, MG
“Camelôs”, de Milena Manfredini, RJ

20h – Mostra Longa – filme “O filme da minha vida”, de Selton Mello

22h – Premiação – os melhores filmes da mostra competitiva receberão o troféu Luz

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *