Imperdível, Cidade Fria, espetáculo de tirar o fôlego em Cachoeiro

O espetáculo tem como pano de fundo no período da ditadura militar no Brasil e inspira-se na repressão, na falta de acessibilidade e comunicação que o surdo convive

A Peça teatral Cidade Fria chega a Cachoeiro de Itapemirim e promete tirar o fôlego da plateia, nesta sexta-feira, 23 em duas apresentações, às 19h00 e 20h30 e no sábado, 24, as 17h00, com entrada franca no Centro Cultural Nelson Sylvan.

O diretor da Cia Encena de Teatro, autor do texto e ator, Thiago Neves ressaltou que o espetáculo Cidade Fria é uma peça com uma proposta inédita, acessibilidade cultural ao surdo (sem necessidade de intérprete).

“O espetáculo é bilíngue acontece na língua dos surdos (libras) e dos ouvintes (português) e conta uma história de amor entre uma surda e um ouvinte e tem como plano de fundo o período da ditadura militar no Brasil, época que a Libras era proibida, para contextualizar a história ao texto, depoimentos reais de torturas durante o período são inserido no espetáculo que tem duração de 50min, todo processo de criação do espetáculo dura mais de 1 ano”, explicou Thiago.

Vale ressaltar que Cidade Fria é um espetáculo de construção coletiva da CIA Encena de Teatro, produto final do Projeto “Cidade Fria -Um olhar sobre o outro” que objetivou a construção de uma dramaturgia inédita na língua brasileira de sinais e na montagem de texto enquanto espetáculo de grupo. “A peça narra a história de amor entre Edu (Renato Coelho) e Fernanda (Gabriela Bastos), a paixão do silêncio de um ouvinte por uma surda que se relaciona além da palavra falada, amor que mora no sentir, no olhar no abraço.

O espetáculo tem como pano de fundo no período da ditadura militar no Brasil e inspira-se na repressão, na falta de acessibilidade e comunicação que o surdo convive. Em meio a leveza e a doçura da história de amor está o frio encontro dos interpretes Thiago Neves, Maju Cansian, Diones Peres, Roberia Pret E Kae Alves que cortam a peça com depoimentos reais de torturas contextualizando a história ao texto.

Este espetáculo propõe uma obra através da linguagem para o teatro, arte que promove o encontro humano e sua diversas emoções, respeitando as diversidade humana, surdos, ouvintes, crianças, adultos e jovens, todos podem criar vínculos, se alimentando de cultural sem descriminação de raça, cor, preferência sexual, deficiência física ou credo garantindo direito cultural para todos.

A peça é realizada com recurso do FUNCULTURA, através do Edital de Coletivo Juvenil 2017. 

 

Serviço:

 

Cidade Fria – peça teatral – 50 minutos

Direção: Thiago Neves

Local: Centro Cultural Nelson Sylvan, Cachoeiro de Itapemirim

Três seções: 23/11 (19h00 e 20h30) 24/11 (17h00)

Classificação: 12 anos

Entrada franca

Atores: Thiago Neves, Maju Cansian, Kae Alves e Renato Coelho

Participação especial: Gabriela Bastos, Roberia Pret, Diones Peres

Texto: Thiago Neves, Roberia Pret e Dione Peres

Sonoplastia & Iluminação: Rena Brasil

Maquiagem: Bianca Dias

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *