Grupo SOS Piúma protesta na orla de Piúma e recolhe mais de 200 assinaturas

O Grupo “SOS Salvem a nossa Cidade” se reuniu na tarde de ontem em frente a Feira do Sol, na orla da praia em Piúma para chamar atenção dos governos municipal, estadual e federal sobre a emergência de uma obra d contenção da maré na orla. O grupo com apitos, bandeirinhas, faixas, mensagens diversas parou os motoristas, motociclistas, ciclistas, transeuntes e convocou para que assinassem o abaixo assinado que será enviado ao governador do Espírito Santo pedindo providências imediatas.

A corretora de imóveis, Alessandra Zouain quem organizou o movimento conclamou os moradores e comerciantes a participarem do protesto e assinarem o documento que será enviado ao Governo do Estado e ao Governo federal, mas a maioria não aderiu preferindo continuar nas suas zonas de conforto. Muitos dos que participaram do movimento são pessoas que escolherem Piúma para viver e são apaixonadas pela cidade. “Diz a nossa constituição que todo poder emana do povo, quando o povo se une a gente derruba muralha, barreiras. Nós temos 150 pessoas só no grupo do WthatsApp sem contar os mais de 20 mil habitantes de Piúma, cadê o povo, cada um que está aqui está aqui lutando fazendo a sua parte, os outros infelizmente”, disse.

Mesmo com a pouca participação da população da cidade, Alessandra avalia como o início de uma ação que não vai parar enquanto não haver solução. Neste domingo foram mais de 200 assinaturas no abaixo-assinado. “Avalio um bom começo pra conscientização da população, de que não devemos e nem podemos nos curvar diante da negligência dos nossos governantes, e que temos o direito e o dever de reclamar os nossos direitos e chamá-los à responsabilidade de governantes eleitos e pagos pelo mesmo povo que hoje sofre as consequências de uma má administração. O povo de Piúma declara estado de calamidade pública, apesar do prefeito não ter decretado. Quem vem à Piúma vê a nossa situação e não adianta tentar tapar o sol com a peneira, a situação é real e calamitosa. Qualquer um que vem aqui, pode constatar. Além da orla, temos vários outros problemas, inclusive escola que não funciona há quase 2 meses por problema de esgoto, falta de vagas nas escolas para os alunos, falta de medicamentos no hospital e na farmácia da prefeitura, falta de calçamento das ruas, causando alagamentos e etc”, salientou Alessandra coordenadora do movimento.

O advogado e ex-vereador da cidade, Nelson Morghetti foi além, disse que é preciso refletir sobre a situação. “A realidade de Piúma nos cobra uma autorreflexão. Em regra, as pessoas só tomam atitude quando são atingidas diretamente, mas, são nos detalhes que o povo mostra sua força e acaba sendo respeitado, a exemplo da bela e cidadã movimentação produzida em frente à orla ontem, dia 09/12, com a presença de pessoas que não se curvam aos desmandos e abandono da gestão pública.   A grande maioria dos cidadãos preferiram ficar em casa, em suas zonas de conforto, e perderam um importante momento para mandar uma séria mensagem aos governantes. O poder emana do povo – parágrafo único do artigo 1o. Da Constituição… Que bom que as pessoas começam a descruzar os braços botar a cara na reta, isso traz esperanças”.

A enfermeira aposentada Eliana Pedro, de Juiz de Fora estava participando do protesto como turista e apaixonada por Piúma. “Esse momento é o início, precisa de muito mais porque isto aqui não é de hoje, já tem mais ou menos quase três anos que a gente vem nesta luta, eu amo Piúma e estou aqui para lutar por ela, e estamos juntos”.

O jornalista Rael Sérgio do Portal Montanhas Capixabas estava presente ao protesto e lamentou muito a situação da orla de Piúma. Rael que é apaixonado pela cidade chamou de irresponsáveis as administrações que deixaram a situação chegar no ponto que chegou. “´Precisamos mesmo nos manifestar, Piúma está abandonada pelo poder municipal, já está na hora dos governantes tomarem vergonha na cara e começarem a olhar mais para os turistas, os comerciantes porque o município não pode ficar na situação que está. É um SOS Piúma, é um SOS para tomar vergonha na sua cara, tirar um pouco daquele monte de puxas-saco e pensar no município, se continuar assim, Piúma vai ficar completamente abandonada, está na hora de se unir para Piúma ser a cidade que ela é. Já chega, basta!”, sintetizou o jornalista.

Durante a semana o grupo vai continuar em busca de assinaturas nos comércios da cidade, vai editar um vídeo do protesto deste domingo com imagens da situação da orla e vai encaminhar as autoridades estaduais e federais.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *