ExpoSul Rural 2019 terá curso de cervejeiro artesanal iniciante

Um curso de cervejeiro artesanal iniciante será ministrado na ExpoSul Rural 2019, que acontecerá de 10 a 14 de abril, no Parque de Exposições de Cachoeiro. A capacitação, oferecida pela Associação dos Produtores de Cerveja Artesanal do Sul do Espírito Santo (Sulcerva Capixaba), será realizada no último dia do evento, das 9h às 16h.

Haverá aula teórica e prática, e os participantes receberão apostila e certificado. O valor do curso é R$ 160, e as inscrições devem ser feitas junto aos integrantes da Sulcerva, pelos telefones (28) 99901-1056 (Doni Grillo) e (28) 99996-4702 (Magno) – são 24 vagas oferecidas.

De acordo com Doni Grillo, técnico cervejeiro e vice-presidente da Sulcerva Capixaba – que tem mais de 30 cervejeiros artesanais do sul do estado como associados –, o treinamento capacitará o aluno a produzir sua própria cerveja na cozinha de casa. Além dos ensinamentos na ExpoSul, os participantes terão outro encontro com os instrutores 15 dias depois, no qual receberão as cervejas que produziram.

“A cerveja artesanal está cada vez mais acessível. Hoje em dia, é fácil encontrar boas cervejarias na região, e as pessoas têm a possibilidade de fazer a própria bebida em casa sem grandes dificuldades. Com isso, a tendência é sempre aumentar a procura por cervejas de qualidade e o desejo de outras pessoas em produzir comercialmente”, comenta Grillo.

Canteiro de lúpulo

Também relacionado a produção de cervejas, a empresa GR Agrária, de Campos dos Goytacazes (RJ), estará presente na ExpoSul com um canteiro de lúpulo na Área Demonstrativa. Durante o evento, os representantes da empresa darão oficinas abertas sobre a aplicação de adubo orgânico oriundo de resíduos animais, especialidade do empreendimento, na produção do lúpulo – planta responsável pelo aroma e amargor da cerveja.

“Nós desenvolvemos esse trabalho em Petrópolis (RJ) e fomos oficialmente reconhecidos pela Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro). Na ExpoSul, vamos explicar como a adubação influi diretamente na qualidade do lúpulo”, afirma o responsável técnico e gerente comercial da GR Agrária, Guilherme Sá.

“A produção de cervejas artesanais tem crescido cada vez no Brasil, tendo grande impacto no turismo e na produção rural como um todo. É muito significativo ter esse ramo de negócios representado na ExpoSul Rural”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Interior de Cachoeiro, Robertson Valladão.

“A ExpoSul é espaço de conhecimento, troca de experiências e confraternização em torno do setor agro. A presença do curso para cervejeiros e do canteiro de lúpulo coloca em evidência toda uma cadeia produtiva muito importante para o agronegócio”, comenta o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes.

Mais capacitação

Além do curso de cervejeiro, a ExpoSul terá mais de 100 horas de palestras, minicursos, workshops e aulas show, em temas que vão desde culinária com produtos do campo até endividamento no setor agrícola – todas gratuitas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.exposulrural.com.br, clicando na aba “Inscrições para Capacitações”, no canto superior direito da página.

A ExpoSul

Maior evento do setor agro no Espírito Santo, a ExpoSul Rural é uma realização da Prefeitura Municipal de Cachoeiro, em parceria com o Sindicato Rural do município. O evento contará com Feira de Negócios, Exposição Agropecuária, Programação Técnica (cursos gratuitos), Área Demonstrativa de Técnicas e Produtos Agrícolas, Espaço Novas Tecnologias, entre outros atrativos. Mais detalhes no site www.exposulrural.com.br.

Serviço: Curso de cervejeiro artesanal inciante

Realização: Sulcerva Capixaba (ExpoSul Rural)

Quando: 14/04, domingo

Onde: Parque de Exposições de Cachoeiro

Horário: 9h às 16h

Valor: R$ 160

Inscrições: Pelos telefones (28) 99901-1056 (Doni Grillo) e (28) 99996-4702 (Magno)

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *