ExpoSul Rural 2018 é aberta em Cachoeiro

Abertura teve homenagem póstuma ao agricultor Dudu Calvi, com entrega de placa à viúva, Gláucia Furlan

A programação da ExpoSul Rural 2018 em Cachoeiro de Itapemirim foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (11), no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto, com solenidade marcada pela presença de diversas autoridades, dentre elas o governador do estado e os prefeitos dos municípios participantes da maior feira do setor agro da região Sul do Espírito Santo.

“É uma alegria, para nós, sediarmos esta segunda edição da feira. Gosto de frisar que é a ExpoSul Rural em Cachoeiro, e não a ExpoSul Rural de Cachoeiro. Porque este evento pertence a toda região, daí a importância de trabalharmos com sentimento de coletividade. Que, cada vez mais, possamos fornecer melhores condições aos produtores rurais, para que eles possam gerar mais emprego e renda”, destacou, em sua fala, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

O secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro, Robertson Valladão, reforçou a importância do evento. “A ExpoSul é um fórum de debate de questões importantes para o desenvolvimento do Sul do estado. Nós temos investimentos e empreendimentos já planejados para a região, que, naturalmente, vão impactar na vida das cidades. Queremos, então, colocar essas pautas para as lideranças discutirem, com a participação de toda a população”, salientou ele.

O presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes, frisou que a ExpoSul é uma feira de fomento. “Ela não existe para ser um negócio, por si só. O intuito maior é cuidar dos agricultores, da qualidade de vida deles, lá dentro da propriedade. O Sul do estado precisava se encontrar, para se conhecer, conversar, debater e fazer um diagnóstico dos seus próprios desafios. Que possamos desenvolver nossas potencialidades, nossa agricultura, aplicando mais tecnologia, inovação e, principalmente, buscando diminuir a agressão ao meio ambiente”, disse.

Homenagens e entregas

A noite de abertura da ExpoSul também foi de homenagens. O prefeito Victor Coelho entregou à Gláucia Furlan, viúva de Dudu Calvi (produtor rural que dá nome ao auditório principal do evento), placa de homenagem a seu falecido esposo, reconhecida liderança da localidade de Gruta.  “Quero aproveitar este momento para fazer um pedido ao governador Paulo Hartung. Há um projeto de melhoramento para a estrada de ligação à Gruta. Na época em que foi elaborado, a ideia inicial era nomeá-la de rodovia Glauber Coelho. Mas penso que, se essa obra for autorizada, a rodovia deveria se chamar Dudu Calvi, em homenagem a um morador que fez muito por sua localidade”, disse o prefeito de Cachoeiro.

O governador, por sua vez, disse que atenderá o pedido feito e também anunciou outros dois investimentos para Cachoeiro: a entrega de equipamentos agrícolas (uma retroescavadeira para a prefeitura e um caminhão e uma pick up para a unidade local do Incaper) e o repasse de R$ 300 mil para apoio à realização da Bienal Rubem Braga 2018, maior feira literária do estado, que será realizada entre os dias 15 e 20 de maio, na Praça de Fátima.

Sobre a ExpoSul Rural, Hartung destacou o crescimento da feira. “Quem esteve aqui no ano passado e voltou hoje, viu como o evento cresceu e vai crescer nos próximos anos. É importante o que se comercializa aqui? Sim. Porém, o mais importante é o congraçamento entre os nossos produtores”, disse o governador.

Atrações da ExpoSul Rural

 

A Exposul Rural vai promover, ao todo, mais de 50 atividades, todas gratuitas e abertas ao público envolvido no setor agro e, também, à população em geral. Minicursos, palestras, workshops, comercialização de artesanato, concursos e competições, shows musicais e apresentações folclóricas estão entre as atrações.
Mais de 100 estandes estão montados no Parque de Exposições. Dentre os expositores estão empresas, cooperativas, associações, escolas e 11 prefeituras (incluindo a de Cachoeiro): Anchieta, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Alegre, Castelo, Conceição do Castelo, Vargem Alta, Jerônimo Monteiro e Venda Nova do Imigrante. Os demais municípios da região Sul também vão participar com caravanas.
A Exposição Agropecuária é uma atração à parte para os visitantes. A programação inclui competição de hipismo, concurso leiteiro, apresentação e comercialização de animais e fazendinha para a criançada se divertir em passeios de pônei e minivaca.
A feira ainda abre espaço, ainda, para ações educativas. Uma Feira Escolar acontecerá durante o evento, com a participarão de dez escolas da rede municipal cachoeirense, envolvendo mais de 100 alunos, os quais apresentarão trabalhos científicos em oito estandes. A ExpoSul Rural é uma realização da prefeitura de Cachoeiro e do Sindicato Rural do município.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *