Exposul Cachoeiro – o encontro do interior e a riqueza do campo

O grande encontro entre agricultores e consumidores, somando conhecimentos e informações é na II Exposul Cachoeiro de Itapemirim

Se você já se alimentou hoje, agradeça o produtor rural. A agricultura precisa ganhar o respeito. O seu café da manhã, o seu almoço, o seu lanche da tarde, a sua roupa, tem agricultura, o seu sapato e sua bolsa, tem couro, a sua casa, a sua cama, os seus móveis, a agricultura é muito mais do que a gente imagina no dia a dia. A agricultura é o grande negócio nosso. A agricultura é um ambiente, de legalidade, de oportunidade. Observando toda essa força, a Expossul veio para ficar e o ES vem mostrar o que tem de melhor no interior, onde a agricultura e a pecuária nascem e crescem.

A riqueza do campo está exposta em diversos estandes na II Exposul Cachoeiro – a maior freira da agricultura no Espírito Santo.

A Reportagem do jornal marcou presença nesta quinta-feira, 12, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto e clicou os municípios participantes com toda a sua riqueza. Oportunamente, conversou com diversos participantes e visitantes.

Pensa em um local onde a agroindústria é o ponto alto e lá é possível ver produtos e experimentar delícias da roça de todos os tipos e sabores. Queijos, cafés, legumes, frutos do mar, cachaças, cervejas e muitos outros.

O senador Ricardo Ferraço ressaltou a importância do evento para o ES. “É o segundo mas parece que já é o 10ºporque a evolução e o avanço é algo extraordinário, em termos de promoção, do talento, da evolução, do potencial da nossa agricultura, da tecnologia, da inovação que estamos assistindo aqui em cada estande representando não apenas os nossos municípios do Sul, estou vindo agora de uma experiência do pessoal lá do Vale do Cricaré, de São Mateus. Seguramente a Exposul veio para ficar e já está se consolidando no calendário estadual como um dos mais importantes e talentosos eventos de modo a promover a nossa agricultura, o nosso artesanato, enfim o talento, da mulher e do homem capixaba”, frisou Ferraço.

O deputado Federal Evair de Melo o maior defensor da agricultura no Congresso Nacional estava presente no evento e destacou a importância do mesmo para a valorização do homem do campo. “A Expossul é uma reconstrução do agronegócio, da agricultura familiar, da agricultura capixaba. Uma reconstrução olhando para o futuro, além, claro, da exposição de animais, de plantas, ciência e tecnologia, também a agro industrialização, o grande salto nosso. O desafio do rural é trazer renda ao produtor, o tão chamado ‘comodis’ é muito difícil ter valor agregado, quando você vem a Expossul você percebe a presença muito forte da agroindústria no processamento de queijos, embutidos, de fubá, artesanato, é uma reconstrução do rural que dialoga com o consumidor. A Exposul já se consolidou, é um evento que já está no coração da agenda dos capixabas. Tenho certeza que esse ano será muito maior que no ano passado e no ano que vem será muito maior que esse ano. É uma marca que veio para poder ficar. Aqui estão os municípios do Sul do Espírito Santo, o setor do comércio está aqui, as agroindústrias estão aqui, a escola e a geração futura. O Ifes, as faculdades, o Mepes, a Escola estadual e municipal, significa, informação, ciência, tecnologia e conhecimento, naturalmente a geração futura. Não só de consumidores, mas de agricultores, de gente que estará atuando em nossos negócios. O Sul do ES se encontra e se reúne aqui e a partir daqui faz uma agenda muito positiva para que a agricultura continue sendo um grande negócio para todos nós”, salientou Evair.

De acordo com o deputado a grande agenda é deixar renda ao agricultor. “Não adianta o homem levantar cedo, deitar muito tarde, o agricultor não tem contracheque, não tem feriado, não tem dia santo, ele precisa ter renda, nós precisamos trabalhar muito para que a agricultura possa remunerar bem os agricultores. Se eles estiverem bem, não vai faltar nada na sua casa, nem alimento barato, o agricultor que tem condições vai melhorar em tecnologia, produtividade, vai baixar os custos e vai facilitar inclusive para que as pessoas possam ter mais acesso aos produtos da agricultura. A gente vive a agricultura, o grande encontro no Sul capixaba é na Exposul, que é essa união”.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *