Exposição sobre paz no mundo atrai visitantes em Vitória

Crianças, jovens, idosos, artistas e população em geral. Todos interessados em um tema: a paz. É com esse conceito que mais de 1.200 visitantes já passaram pelo projeto cultural multidisciplinar “A paz no mundo começa dentro de nós”, realizado no Sesi Jardim da Penha, em Vitória. O evento reúne diversas atrações culturais e acontece até o dia 23 de junho.

Além de momentos de reflexão sobre os significados de paz, os visitantes também participam de oficinas de Origami, bate papo sobre as principais culturas do Oriente Médio e visitam uma mostra fotográfica com registros de uma peregrinação a pé pela Terra Santa, durante o ano de 2000, em um período de fortes conflitos.

De acordo com a curadora Rosa-Nina Liebermann, a exposição está sendo um ótimo local para aula de campo. “Muitos professores, principalmente da disciplina de História, estão levando os seus alunos para uma aula sobre a cultura do Oriente Médio. É um tema muito atual, em especial pela comemoração dos 70 anos de Israel”, disse.

Confira abaixo as atrações culturais:

Mostra fotográfica

Reúne diversos registros colhidos pelo engenheiro e empreendedor capixaba Lucas Izoton em uma peregrinação a pé pela Terra Santa, durante o ano de 2000, em um período de fortes conflitos no Oriente Médio. A partir do olhar artístico da curadora, os registros foram selecionados, por meio de uma recuperação de fotos, e valeram-se de alicerce para a criação de um evento cultural multidisciplinar inédito no Brasil. Além da mostra fotográfica, estão expostos alguns objetos coletados por Lucas Izoton durante a trajetória pela Palestina, Jordânia e Israel.

Workshops

Um espaço socioeducativo com oficinas artísticas que trabalham de forma lúdica o tema ‘paz’, como produção de origamis, criação de grafismos, jogos de tabuleiro e a releitura da obra “A Pomba da Paz”, de Pablo Picasso. O local foi adaptado para receber pessoas com deficiência. A proposta visa possibilitar que o público, incluindo estudantes de escolas públicas e privadas, tenha acesso a diferentes linguagens artísticas como fotografia, música, pintura, desenho, recortes, colagem e literatura.

Cuca Chefinho

Organizado pela Unidade Móvel Cozinha Capixaba, crianças e adolescentes aprenderão a fazer três tipos de pães: sírio (árabe), bagel (judaico), colomba pascoal (cristão). Além da experiência prática, elas conhecerão a histórica em torno dessas receitas típicas. O cronograma será divulgado ao longo do evento.

Palestras

O teatro do Sesi Jardim da Penha também está sendo palco de palestras. O objetivo é criar um diálogo entre as principais culturas do Oriente Médio e promover a reflexão sobre a paz. A divulgação das datas acontece ao longo do período expositivo.

Música sacra

Para completar a programação com belas notas musicais, o público poderá assistir a uma apresentação da Orquestra Camerata Sesi em uma noite de músicas sacras, típicas da região do Oriente Médio. O concerto acontecerá no mês de junho.

Mas enquanto o concerto temático não acontece, o público que acompanha as apresentações da Orquestra Camerata poderá também apreciar a mostra cultural. Isso porque, nos próximos dias 24 de maio e 07 e 21 de junho, quando a Orquestra se apresenta à noite, a mostra também ficará aberta para os visitantes.

Serviço:

Exposição “A paz no mundo começa dentro de nós”

Período: 27 de abril a 23 de junho

Horário de visitação: Segunda a sexta – 09h30 às 18h/ Sábado – 8h às 12h

Local: Sesi Jardim da Penha, em Vitória

Contato para agendamentos com visitas guiadas e informações sobre a programação: (27) 3334-7327

Curadoria: Rosa-Nina Liebermann

Projeto visual: Taiza Ammar

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *