Ceia na Casa de Simone

Gratidão por tantas bênçãos se traduz a ceia natalina na casa de Simone e Elbinho

A Ceia de Natal na casa da mestranda em Ciências Educação e Tecnologia, Simone Sedano Fontão e Elber Gomes Almeida – Secretário de Segurança Pública de Presidente Kennedy tem um nome: GRATIDÃO.

O casal, com as duas filhas, as estudantes Ebyllin e Evelyni recebem de forma aconchegante os convidados para a Noite de Natal na residência, uma chácara super acolhedora cercada de verdes na localidade de Leonel.

Tudo é preparado com antecedência. Simone é detalhista, faz a lista em junho dos convidados que estão diretamente ligados a família e amigos extremamente especiais. Ela pensa em tudo, da embalagem do presente (que ela mesma confecciona uma a uma, cada qual com a característica do seu conviva), a taça que servirá o vinho, a cerveja, o copo para cachaça, o uísque, o enfeite das mesas, os detalhes em todo o quintal, as mesas, o jantar, a sobremesa, as plantas, as frutas, a água saborizada. Tudo é perfeito. Antes da ceia, a entrada, sempre com o máximo de bom gosto. Patês, torradas, bebidinhas…

Simone fala com o coração cheio de amor, realiza esta ceia há 12 anos, como forma de agradecer a Deus todas as bênçãos recebidas. Neste ano ela completou meio século, a confraternização teve um toque a mais.

A prima que todo jornalista adoraria ter é singela, como tudo que faz com as mãos. Ela que também é artesã, além de pedagoga na Secretaria de Meio Ambiente e professora de Matemática. Adora receber em sua casa e compartilhar o que tem de melhor. Na verdade, lá o melhor de tudo é a simplicidade.

Revelando sobre essa ‘janta’, como ela gosta de dizer, surgiu depois que a mãe, a costureira e poetisa, Lídia Sedano se foi. “Éramos pobres, apesar de termos terras e meu pai taxista na cidade. Minha mãe confeitava bolos para casamentos e aniversários, costurava para fora. Com o dinheiro ela nos dava o que tínhamos. Nunca tive uma ceia de natal. Nossa festa era na casa do meu avô, no aniversário dele. Eu sempre sonhei com uma mesa farta e a família toda reunida. Decidi que faríamos, Elbinho abraçou a ideia e nós fazemos, gostamos de agradecer a Deus as tantas bênçãos recebidas. Pensa, se não temos motivos de sobra, este ano não tivemos nenhum problema de saúde, fomos abençoados todos os dias de nossas vidas. Poder receber as pessoas que fazem parte da nossa vida em nossa casa é um grande privilégio”, afirma Simone.

A ceia não significa ostentação, não tem nada a ver com isso. Os convidados são presentados, Simone e Elbinho entregam a todos uma lembrança. No quintal, a imensa mangueira vira a árvore de Natal. Cada canto é decorado com antiguidades e peças feitas pelas próprias mãos. Latas de Mucilon e de cerveja pintadas com plantas e flores, sapucaia seca decoradas…

Convidados

Entre os convidados: a sogra, a doce Nair Almeida, os dois filhos, os netos, a nora. As namoradas dos netos. A irmã de Simone, a técnica em enfermagem, Margareth Sedano Fontão, o esposo, o filho Celsinho, as filhas e neto. Há também que os convidados que acabam entrando na família como Neidinha e Gim, que são sogros do neto de Nair, que é mãe de Elbinho. Eles fazem parte da confraternização e também são presentados. “Não podemos separar as famílias, todos se juntam numa grande noite, é muito importante estarmos juntos, sempre”, diz a anfitriã.

A família de Neneca – Claudiceia Sedano e Everaldo (esposo) são muito especiais para o casal Elber e Simone. Neneca cuidou das meninas filhas do primeiro casamento: Kaffyla e Kayonara e depois cuidou de Ebyllin. “Não tenho outra palavra para falar de Neneca, senão gratidão. Ela e Everaldo não podem faltar a ceia. E claro, Evilane, Eloana, Elan e Everaldinho, os filhos e os netos. São todos parte da minha família, além de primos”.

Simone é observadora, percebeu na Igreja que congrega que Neneca e Everaldo tem um pouco de dificuldade com a visão, resolveu presenteá-los com duas bíblias com letras bem maiores. “Todos os presentes têm relação com os convidados. Sei que a gente erra, mas podemos tentar acertar. Ano passado dei um copo com um canudinho a Agatha vi que ela ficou triste e chorou, este ano dei uma batedeira de brinquedo e ela adorou”, riu.

Outra família agregada é a da tia Fiota, os filhos que são primos terceiros estão entre os convidados. Tem os amigos especiais que não podem ficar de fora. Na verdade, Simone e Elbinho se completam e formam um casal notadamente feliz, realizado e parceiro. A casa deles é um pedaço do paraíso e o Natal por lá, é o momento de agradecer a Deus pela união de todos e por tantas bênçãos colhidas.

Ah, o jantar, deliciosamente preparado por Wagner Almeida, Simone ficou por conta do pernil, do creme de milho e das sobremesas, (estava às voltas com o mestrado), a salada, Leandrinho, (Leandro Risso), a costela recheada o namorado de Kaffyla. Tudo, tudo, tudo, magnífico – contudo, o melhor de tudo, ver tantas famílias unidas em gratidão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *