Café & Poesia – Romantismo marca o Filomena

café com poesia 36 café com poesia

café com poesia 3 café com poesia 4 café com poesia 5 café com poesia 6  café com poesia 8 café com poesia 9  café com poesia 11    café com poesia 17 café com poesia 18 café com poesia 20 café com poesia 21 café com poesia 22 café com poesia 23 café com poesia 24   café com poesia 27 café com poesia 28 café com poesia 29 café com poesia 30 café com poesia 31 café com poesia 4

café com poesia 32 café com poesia 2 café com poesia 7 café com poesia 10 café com poesia 12 café com poesia 15 café com poesia 16 café com poesia 25 café com poesia 25d

Da Redação

O Romantismo através de sua rica prosa e poesia. Foi o que marcou os alunos das turmas A e B do 2º ano, do turno matutino na Escola Estadual Filomena Quitiba, em Piúma, que vivenciaram este estilo de literatura na manhã desta terça-feira (5).

A iniciativa foi da professora Luciana Máximo, com apoio da coordenação, direção e demais professores. Um Café &Poesia romântico foi servido na ocasião. O objetivo foi finalizar em grande estilo os trabalhos realizados em sala de aula. E os alunos fizeram bonito na confecção dos trabalhos.

De acordo com a idealizadora do projeto, Luciana Maximo, o Romantismo começou a ser introduzido há um mês durante as aulas e no início houve resistência por parte dos alunos, que alegavam muitas atividades a serem cumpridas. “No momento de rejeição precisamos ser criativos. Após apresentar a sequência didática eu fiz uma aula-show no laboratório de informática. Exibi vídeos e demais materiais que mostravam um panorama da Escola Literária. Depois incentivei a produção de um jornal com notícias voltadas para o Romantismo, englobando o tema como um todo”, explicou Luciana.

Na segunda etapa, os alunos deveriam escolher uma obra e produzir um filme Com o enredo, além de transferir todo o trabalho para a tela. Todo o material produzido foi apresentado hoje. Criadora e criaturas – Explorar o Romantismo proporcionou o toque das almas. “Foi muito bom realizar esse trabalho com os 2º anos, eles compreenderam que o Romantismo é mais que uma escola literária, que os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo iluminismo e pela razão, o início do século XIX foi marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu”, emociona-se Luciana, que nunca fugiu de um bom desafio, mesmo quando existem obstáculos. “Quando os alunos viram Navio Negreiro na voz de Caetano Veloso e Maria Bethânia, já sabia que ele era um autor da terceira geração do Romantismo. Quando a diretora Fabiani Taylor declamou Canção do Exílio eles sabiam que Gonçalves Dias era o autor e poeta da primeira geração e que o poema faz uma declaração de amor à pátria. Tivemos Álvares de Azevedo e outros. Foi muito especial a manhã de hoje na escola. Só agradeço aos alunos que entenderam que, aprender pode ser muito mais prazeroso quando todos participam”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *