A IMPRENSA

Reconhecer a importância da imprensa como fonte de conhecimento e de recurso linguístico é um dos objetivos do projeto na escola Scherrer

Quando surgiu a imprensa e quem a inventou? Como se deu a evolução, linguagem jornalística. Afinal, qual a relação entre notícia e crônica, boato, fotografia jornalística, fake News… Qual a importância do jornal na sociedade? Como um jornal impresso sobrevive nos dias de hoje? E, principalmente, por que o jornal na vida de Luciana Máximo?

Todas essas perguntas foram respondidas para alunos de 6ºs aos 9º anos, durante um bate papo super bacana na manhã do dia 03, no refeitório da Escola Municipal José de Vargas Scherrer, em Piúma.

“Convidaram-me, topei na hora! E fui feliz da vida para somar com o projeto da escola a Importância da Imprensa. Espetacular ver meninos e meninas sentados, curiosos, atentos. Que cena linda! Foi muito especial o momento. Pude contar um pouco sobre a minha relação com a escrita desde a infância, quando residia em uma casa escola lá em Presidente Kennedy. Chorei ao me lembrar da primeira vez que me ofereçam uma propina grande. Falei do meu primeiro emprego em troca de material escolar, falei do meu estágio no jornal e a editoria policial, falei do meu primeiro texto veiculado na Folha do ES, contei como surgem as notícias, batemos papo com os 8º e 9º anos sobre jornalismo e democracia e liberdade de imprensa”, disse Luciana Máximo.

A editora do Espírito Santo Notícias confessou que, cada vez que entra em uma escola e conversa com estudantes, a esperança cresce, e também a certeza de que a educação é a porta de entrada para o futuro da sociedade.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Sandra Ribeiro o projeto foi idealizado pela área Código e Linguagem e todos os professores estão envolvidos.

“Cada professor ficou responsável por uma turma, serão várias atividades apresentadas a nível de escola no dia 09 de maio. Entre os trabalhos a elaboração do jornal poste, apresentação de jornal televisivo, na área de Ciência terá um mural com a evolução da ciência em artigos publicados em revistas e jornais. Matemática trabalha com números: tiragem, estatísticas e os professores de História elaborarão maquetes representando a evolução da imprensa”, explicou Sandra.

A diretora da Escola, Sandra Boldrini afirmou que a palestra com Luciana fez com que os alunos compreendessem melhor papel do jornal e a função do jornalista. “Foi muito importante para a elaboração de todo o trabalho. Eles gostaram muito. Os professores elogiaram a desenvoltura da jornalista e a história dela com o jornal, foi de suma importância para o desenvolvimento do projeto”, finalizou Sandra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *