Estudantes vão cultivar mudas para arborização em Cachoeiro

As crianças participaram de atividade em comemoração ao Dia da Árvore nesta sexta (21)

Um grupo de alunos da educação infantil da escola municipal de tempo integral Aurora Estelitta Herkenhoff, do bairro Aquidaban, realizará o cultivo de mudas para arborização de áreas degradadas em Cachoeiro. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) distribuiu sementes para as crianças na manhã desta sexta-feira (21), durante ação em comemoração ao Dia da Árvore.

Cada estudante recebeu três sementes, dentre as espécies pau-brasil, pata de vaca (branca e rosa), ipê amarelo e ipê de jardim. Eles farão o cultivo em casa, junto aos seus familiares, e a Semma acompanhará o cresimento das mudas que germinarem para que seja feito o plantio posteriormente.

Na ação desta sexta-feira, os alunos também acompanharam o plantio de três ipês amarelos de 2,5 metros de altura na Praça da Bandeira, no Aquidaban. À tarde, no mesmo local, os estudantes participaram de atividades lúdicas sobre meio ambiente. A comemoração do Dia da Árvore contemplou, ainda, o plantio de outro ipê amarelo pela Semma no Centro de Manutenção Urbana (CMU), no bairro São Geraldo.

“Os alunos já desenvolvem atividades relacionadas ao meio ambiente dentro da escola. Temos uma horta suspensa e daremos início ao plantio de um jardim. É muito importante integrar as crianças nessas ações em que elas fazem o acompanhamento de todo o crescimento da planta. Elas se apegam e cuidam, fortalecendo a consciência ambiental”, comenta a gestora da Aurora Estelitta Herkenhoff, Rita de Cássia Paganini.

“Inserir os mais novos nas ações de preservação ambiental do município estimula o aprendizado e desperta neles uma cultura de cuidado com o meio ambiente”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Milas Alves, que complementa: “Estamos elaborando um amplo projeto de arborização para o município e daremos continuidade à aplicação de recursos já aprovados no projeto Nascentes Vivas, que visa recuperar as matas em áreas de nascentes.”

Ciclos de palestras sobre coleta seletiva

Também em alusão ao Dia da Árvore, as equipes da Semma promoveram, na quarta-feira (20), ciclos de palestras sobre coleta seletiva na Unidade Permanente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em Monte Líbano.

As ações continuam na próxima segunda (24), com mais um ciclo de palestras no Iases, desta vez na Unidade Provisória, a partir das 9h, e segue na terça (25), no mesmo local e mesmo horário, marcando, assim, o encerramento da programação comemorativa.

 

Foto: Márcia Leal/PMCI

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *