Estudantes mostraram consciência ambiental no desfile dos 152 anos de emancipação

Crianças das escolas municipais apresentaram temáticas sobre os recursos naturais

 

“Emancipação Política, Escola e o Meio Ambiente” foi o tema do desfile cívico em comemoração ao aniversário de 152 anos de emancipação política de Cachoeiro, realizado nesta segunda-feira (25). Alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino foram os protagonistas da ação, levando para as ruas temas alusivos ao meio ambiente e ao município.

Concentrados no ponto de partida, a rua Vinte e Cinco de Março – data da emancipação –, cerca de 200 estudantes das escolas Professora Juracy Cruz (São Luiz Gonzaga), Professora Cely Santos de Oliveira (Alto Monte Cristo), Aurora Estellita Herkenhoff (Aquidaban) e Luiz Pinheiro (Coronel Borges) participaram do ato, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

A Banda Marcial do Tiro de Guerra também deu apoio ao evento, que ainda contou com a participação da Banda Menino Jesus de Nazaré (da comunidade Vila Rica) e do projeto Guarda Mirim.

O desfile seguiu pela via até à Praça Jerônimo Monteiro. Lá, o prefeito Victor Coelho, acompanhado por outras autoridades, recepcionou os participantes e o público que conferiu o desfile.

“Dia de festa para nossa cidade, dia de alegria, em que comemoramos 152 anos do município que amamos, que ajudamos a preservar e que merece esta comemoração, com muita felicidade, pois fazemos parte dessa história”, celebrou o prefeito Victor Coelho.

Ele ainda agradeceu o comparecimento da população e atentou para a importância do papel de cada cachoeirense na preservação e no cuidado da cidade.

“Hoje é um dia de se comemorar e se alegrar com a nossa cidade, mas também é dia de reflexão sobre o nosso papel de cidadão; a data de hoje, nos remente à civilidade e cidadania. O tema do nosso desfile é Meio Ambiente, e isso nos lembra de cuidar da nossa cidade, e o que cada morador precisa ter em mente é: cuidar de Cachoeiro, como se fosse uma extensão da própria casa, para que possamos ter uma cidade cada vez melhor, bem cuidada, não somente pela gestão pública, mas, também, pelos munícipes”, ressaltou.

As crianças da escola Professora Cely Santos de Oliveira, abordaram o uso racional da água. As da Luiz Pinheiro, alertaram sobre o consumo consciente dos recursos naturais e as da Aurora Estellita Herkenhoff, apresentaram o tema: arborização. Os estudantes dessas instituições exibiram coreografias que encantaram o público presente. Já os alunos da escola Professora Juracy Cruz, que abordaram o desmatamento, protagonizaram uma minipeça de teatro.

O sucesso das apresentações foi resultado dos esforços da equipe pedagógica das instituições, que tinha por objetivo desenvolver nos pequenos o sentimento de pertencimento e a relevância de cuidar da natureza.

“As crianças ficaram muito entusiasmadas com a preparação do desfile, estavam muito ansiosas em chegar, aqui, na praça, para fazer a coreografia. Eles gostaram muito de participar de todo esse evento”, declarou a professora da Aurora Estellita Herkenhoff, Ingrid Debruim.

A pequena Sophia Lori do Amaral, de 5 anos, estudante da escola Aurora Estellita, foi uma das integrantes da coreografia e disse que gostou muito de participar. “O que eu mais gostei foi de dançar”.

A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, reforçou a felicidade de poder comemorar o aniversário de Cachoeiro com uma temática tão relevante. Ela ainda agradeceu às escolas por trazerem apresentações muito bem-feitas.

“Esta festa foi idealizada com muito carinho para toda a comunidade de Cachoeiro, a nossa terra querida. Essas escolas, que estão aqui, representando a rede municipal de educação, trazem, com muita sabedoria, essa relação histórica com o meio ambiente”, declarou.

O desfile cívico deste ano também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset).

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *