Estudantes aprendem sobre ética e cidadania brincando

Projeto Ouvidoria Humanizada promove palestra e gincana sobre os temas

Os alunos da escola municipal Profª Gércia Ferreira Guimarães, localizada no bairro Fé e Raça, participaram de uma gincana, nesta terça-feira (18), promovida pelo projeto Ouvidoria Humanizada, desenvolvido pela prefeitura de Cachoeiro.

A iniciativa promove ações internas, como treinamentos para os servidores que atuam como ouvidores setoriais nas secretarias municipais, com o objetivo de agilizar as respostas às demandas da população, e, também, ações externas, nas escolas municipais de Cachoeiro, abordando o tema Ética e Cidadania, para difusão dos direitos e deveres do cidadão.

Na escola Gércia Ferreira, as atividades envolveram alunos do 6º ao 9 º ano do ensino fundamental básico, no contraturno escolar, ou seja, fora do período das aulas regulares.

Os estudantes participaram de uma palestra com o presidente da Comissão de Advogados em Início de Carreiras (Ciac) da OAB – subseção Cachoeiro, Dr. Sebastião Hora, e, em seguida, a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) organizou a gincana com dinâmicas e brincadeiras esportivas relacionadas ao tema proposto pela Ouvidoria-Geral do Município.

Segundo o gestor da escola, Ricardo Rocha Ribeiro, o dia foi de muita importância para os alunos. “Por meio desse projeto, pudemos mostrar a cada um o quanto sua participação na sociedade precisa ser validada. Com uma metodologia diferente, a Ouvidoria-Geral do Município trouxe o que sempre trabalhamos em sala de aula e precisamos colocar em prática, como os valores da ética, cidadania e respeito mútuo”, completou.

“O objetivo do projeto é informar crianças e jovens, de maneira dinâmica, sobre a consciência do cumprimento tanto de seus deveres quanto dos seus direitos”, explica a ouvidora-geral, Kedyma Marques.

Ainda de acordo com a ouvidora, para o ano que vem, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, o Ouvidoria Humanizada será remodelado. A intenção é que passe a atender a todas as escolas da cidade e que realize evento interescolar, visando a integração e a troca de experiências entre as unidades de ensino.

Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município é o setor da prefeitura de Cachoeiro por meio do qual a população pode esclarecer dúvidas, solicitar serviços municipais, denunciar irregularidades e sugerir melhorias na cidade.

As demandas recebidas pela Ouvidoria são encaminhadas aos setores responsáveis para resolução. Um protocolo é gerado a cada registro, para que o contribuinte possa acompanhar o status da solictação.

O canal mais conhecido para contato com o setor é o telefone 156, mas também é possível encaminhar as solicitações pelo e-mail [email protected].gov.br, pelo Portal do Cidadão (no site www.cachoeiro.es.gov.br) ou pessoalmente, na sede do órgão, que fica na avenida Brahim Antonio Seder, 96/102, térreo, Centro. Os atendimentos por telefone e presenciais são feitos nos dias úteis, das 7h30 às 17h30.

 

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