Estudando o Coração – Biologia no Enem

Na postagem a seguir, vamos falar sobre um dos nossos órgãos mais importantes: o coração! Explicaremos sobre o seu papel desempenhado no corpo humano, além de suas características e particularidades, indicando os principais pontos que devemos focar para a realização do Enem. Para garantir um melhor entendimento, vamos dividir as explicações em tópicos, agrupando as informações relevantes por categorias!

Características Físicas

Antes de mais nada vamos falar sobre as suas características físicas. O coração é um órgão muscular oco, que apesar de toda a sua potência (sendo inclusive considerado a parte central do nosso sistema circulatório!) mede apenas 12 cm de comprimento por 9 cm de largura, aproximadamente. Isso resulta em uma massa que varia entre 250 a 300 gramas, nas pessoas adultas. Além disso, é um órgão auto-excitável, de maneira que os seus movimentos são independentes da nossa vontade! O que é fundamental para a nossa sobrevivência!

Função

Como já sabemos, mas devemos ressaltar, a função principal do coração é a de bombear sangue para as demais regiões do corpo! O nosso coração funciona basicamente como uma bomba, que por meio das artérias impulsiona o sangue rico em oxigênio (arterial) para os tecidos e também leva o sangue com baixo teor de oxigênio (venoso) para os pulmões, para que sejam oxigenados e então transportados! Cada batimento cardíaco carrega em média 70 ml de sangue, e em condições normais nossos batimentos variam entre 70 e 80 vezes por minuto!

Anatomia

O coração normalmente é classificado em quatro diferentes regiões: dois átrios e dois ventrículos. Observe cada um deles na imagem a seguir:

Como mencionamos acima, as quatro cavidades do coração são recebem nomes diferentes. Os átrios são as cavidades que estão posicionadas na parte superior do coração, e são as regiões por onde o sangue chega até o coração. Os ventrículos estão posicionados na porção inferior do coração e são as cavidades de onde o sangue sai, fluindo na direção dos tecidos.

Ainda destacamos que o sangue que entra pelo átrio esquerdo é o sangue venoso, que é impulsionado para os pulmões pelo ventrículo direito. Feito isso, o sangue retorna para o coração, desta vez entrando como sangue arterial pelo átrio esquerdo, e é bombeado para o restante do corpo através do ventrículo esquerdo.

Temos também duas importantes válvulas, que realizam a comunicação entre o átrio direito e o ventrículo direito, que recebe o nome de válvula atrioventricular direita (ou válvula tricúspide), e a responsável pela comunicação entre o átrio e ventrículo esquerdos, que recebe o nome de válvula atrioventricular esquerda (ou ainda válvula bicúspide ou mitral).

Estrutura

As paredes do coração estão divididas em três diferentes camadas: pericárdiomiocárdio e endocárdio. Veja uma esquematização de cada uma na figura abaixo, assim como uma breve explicação sobre cada membrana.

  • Pericárdio: É a membrana que envolve o coração. Além disso, desempenha uma função de proteção, além de manter as demais membranas na posição correta;
  • Miocárdio: É a camada mais espessa do coração. O miocárdio é a camada responsável pelas contrações do coração, que proporciona ao órgão a capacidade de bombear o sangue e;
  • Endocárdio: É a membrana mais interna, e também a mais fina. Sua função é revestir internamente as cavidades do coração.

Com isso, apresentamos as principais características e funções do coração, um dos mais importantes órgãos de nosso sistema. Entender estes conceitos é fundamental para a resolução de questões deste tipo, portanto vamos estudá-lo!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *