Estrada de São Vicente recebe preparativos para pavimentação sustentável

O Revsol tem consistência semelhante ao concreto e é ideal para o asfaltamento de vias rurais

A estrada que liga as localidades de Fruteiras Quente e Independência, no distrito de São Vicente, será a primeira de Cachoeiro pavimentada com Revsol, um material sustentável. O trabalho de pavimentação tem início previsto para a primeira semana de setembro. Até lá, durante este mês de agosto, o município está recebendo o Revsol, que é doado pela ArcelorMittal Tubarão, e são feitos os preparativos preliminares na via rural.

Entre os serviços realizados estão o alargamento da estrada com a limpeza das margens e a identificação de locais para colocação de bueiros. O trabalho é realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai).

O Revsol é resultado do beneficiamento da escória da aciaria (uma das unidades de uma siderúrgica). O coproduto, quando misturado à água e à argila, cria consistência semelhante ao concreto, tornando-se, assim, ideal para o asfaltamento de vias rurais.

A doação do material pela ArcelorMittal Tubarão é fruto de uma parceria inédita entre a siderúrgica e a prefeitura de Cachoeiro. Uma equipe técnica da empresa veio a Cachoeiro em julho para capacitar os operadores de máquina que vão aplicar o material.

Na ocasião, os servidores receberam orientações sobre a preparação da via, a estruturação necessária, o método de trabalho e o modo seguro de armazenamento do coproduto. Também houve visita à estrada e ao espaço em que o Revsol ficará depositado.

“Estamos cumprindo com todos os procedimentos necessários para que o processo de pavimentação ocorra com muita organização. Além de contribuir para o escoamento da produção agropecuária, a estrada que nós escolhemos pavimentar beneficiará diretamente o circuito do projeto de Turismo Rural que estamos implantando, o qual inclui a Pedra da Penha, em Alto São Vicente, entre outras belezas naturais”, explica o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *