Especialista apresenta caso de sucesso na Educação a gestores de Cachoeiro

Paulo Magri falou de sua experiência de gestão em Novo Horizonte, cidade campeã do Ideb em SPO professor e pedagogo Paulo Magri, uma das principais referências em projetos para Educação no Brasil, palestrou para os gestores das unidades públicas municipais  de ensino de Cachoeiro na manhã desta quinta-feira (19). O evento foi realizado na escola Francisco Coelho Ávila Júnior, no bairro Coronel Borges, e a fala de Magri teve como foco sua experiência de 17 anos à frente da Secretaria de Educação de Novo Horizonte (SP), campeã no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as cidades paulistas.

A atividade faz parte do “Escola de Gestores”, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) que visa o fortalecimento da gestão escolar no município. No mesmo dia, na parte da tarde, os profissionais que respondem pela direção das unidades de ensino cachoeirenses tiveram uma oficina sobre mídias sociais com a equipe de marketing da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cachoeiro (Semcos).

Na palestra, Paulo Magri contou como foi o trabalho para Novo Horizonte se tornar destaque no Ideb. O educador explicou que um dos passos decisivos foi a implementação de avaliações semanais da qualidade de ensino em toda a rede municipal a partir de encontros com os professores, o que serviu para realizar um acompanhamento detalhado e frequente. Outro ponto importante foi criar estratégias para o engajamento dos pais no processo, o que incluiu encontros presenciais, assembleias em locais públicos e divulgação ampla na imprensa.

“Depois de instituída a avaliação, ninguém tira, ninguém mexe nessa estrutura educacional, porque a família participou da construção disso e ela não aceitará qualquer tentativa de derrubada. É algo que nós temos de vestir a camisa, querer e implantar. O processo tem dificuldades iniciais, mas, depois, se torna simples”, explicou.

“É um privilégio muito grande para nós ter alguém da importância do Paulo Magri compartilhando suas experiências. As orientações passadas serão muito valiosas para o alcance das metas do Plano Municipal de Educação”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos.

Gestora da escola Maria das Dores Pinheiro Amaral, Farides Vieira Lougon aprovou a palestra. “É muito importante para nós ter a oportunidade de ouvir alguém de fora, que conseguiu implantar um método de sucesso superando vários obstáculos. O Paulo Magri nos ajudou a pensar no Ideb como uma consequência do nosso trabalho, e não uma meta em si mesma”, comentou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *