Escritor piumense lança na Cafeteria Divino Sabor de Muribeca a Guaraparim

Uma noite memorável, uma noite de encontros abraços, parabéns e muitos autógrafos, parecia uma festa de intelectuais neste sábado, 24. Isto mesmo, o doutor em História, Leonardo Bourguignon convidou os amigos especiais, nesta lista, muitos professores, autoridades, , familiares, representantes da sociedade civil marcaram presença no lançamento do seu primeiro livro,  “De Muribeca a Guaraparim: retalhos da história do litoral sul do Espírito Santo”. Tudo regado ao extremo da boa música com Wellinton Ávila & Zé. O lançamento ocorreu na Cafeteria Divino Sabor. Tudo perfeito.

Presentes e felizes um time de ponta da Escola Professora “Filomena Quitiba” onde atua o professor Leonardo. O diretor Rodrigo, as pedagogas Gianne Chequetto, Lenilce Carvalho, a escritora Fabiani Taylor, as professoras Janaína Calenzani, as coordenadoras Léa Anholetti, Shirley Assad Lima  entre outros professores.

“Eu agradeço especialmente a minha família, minha esposa, minha mãe, minhas filhas, as mulheres da minha vida. Uma noite muito feliz, a realização de um sonho de poder passar para as pessoas um pouco da nossa história que é tão rica e a gente conhece tão pouco dela, nas nossas escolas a gente estuda sobre a Rússia, os Estados Unidos, a França. No livro abordo sobre Piúma, Itapemirim, Anchieta, Presidente Kennedy, uma tentativa de contribuir um pouquinho para que possamos mudar um pouco este cenário. O livro é o resultado de seis anos de pesquisa para o doutorado”, disse o escritor.

Leonardo é de Piúma e debruçou em sua tese de doutorado estudando tudo e mais um pouco sobre os primeiros seres humanos que chegaram ao Litoral Sul do Espírito Santo. Após seis anos de pesquisa em farto material historiográfico, ele não teve dúvida, traduziu em uma linguagem mais popular e produziu o livro de 156 páginas “De Muribeca a Guaraparim…”

No livro Borguignon descreve que os primeiros habitantes do litoral sul do Espírito Santo chegaram há aproximadamente 4 mil anos e se encantaram com a fartura da região. Ressaltou que a abundância de alimentos nos rios, manguezais, estuários, restingas e praias acabaram tornando o território palco de inúmeros conflitos pela sua posse.

A obra estará a venda na Papelaria Gabriela e na Cafeteria Divino Sabor, ao lado da Padaria do Ivan, no bairro Jardim Maily.

A obra, fruto de mais de seis anos de pesquisa, é assinada por um professor de História. Leonardo Nascimento Bourguignon, Doutor em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. A Editora é a Opção de Vila Velha/ES.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *