Escolas municipais comemoram Dia da Consciência Negra com atividades especiais

Na escola Julieta Deps Tallon, teve roda de capoeira, com participação dos alunos

Para marcar as comemorações do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), escolas municipais de Cachoeiro realizam, durante esta semana, atividades pedagógicas especiais. As ações fazem parte de um trabalho mais amplo, que é promovido em todas as unidades ao longo do ano letivo, com base nas legislações que garantem o ensino da cultura e história africanas nas salas de aula.

Parte dessas escolas intensificou as propostas para ressaltar a data. A Julieta Deps Tallon, no bairro Zumbi, é um exemplo. Nesta terça-feira (20), pela manhã, teve roda de capoeira, com a participação dos alunos. No recreio, foi servida uma feijoada (prato criado no tempo da escravidão, segundo estudiosos, e hoje um dos maiores símbolos da culinária nacional).

Já na unidade de ensino Nossa Senhora das Graças, no bairro Agostinho Simonato, houve apresentações de dança e de capoeira, feita pelos próprios estudantes (alguns dos quais são praticantes desta luta brasileira de origem africana), e conversas informais sobre cultura, alimentação, vestimenta e bonecas Abayomi (criadas por mães negras, no período escravagista, para acalentar seus filhos).

“Ficou tudo simples, mas muito bonito. Aproveitamos a data para trabalhar o respeito como um todo, independentemente de cor, raça e gênero, para convivermos em harmonia. Pois, quando paramos para falar da consciência negra, paramos também para pensar a importância do respeito”, comentou a gestora Carla Julia Gonçalves de Moraes Costa.

Ainda na terça, a escola municipal Florisbelo Neves, do bairro Novo Parque, contou com apresentações de samba e exposições de colagens sobre pinturas com temáticas africanas, dentre outras atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, além de degustações de comidas típicas.

“Há cerca de 10 anos, desenvolvemos ações relacionadas a essa temática, por meio do projeto ‘A África em Nós’, sempre abrangendo diferentes áreas, como literatura, artes plásticas, músicas e até matemática”, salientou a pedagoga Stela Rezende Neves.

A secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, destacou a relevância desses eventos comemorativos. “Os professores estão de parabéns pelo belíssimo trabalho que realizam em torno desse tema, com atividades diversificadas e de conscientização, que transversam cotidianamente as disciplinas escolares”, acrescentou ela.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *