Escolas Estaduais poderão ganhar equipes multidisciplinares

O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) apresentou indicação ao Governo do Estado para que a Secretaria de Estado da Educação (SEDU) forme equipes multidisciplinares, com o objetivo de ampliar e criar políticas de convivência no ambiente escolar, em apoio às atividades diárias de professores, pedagogos e coordenadores.

A indicação do parlamentar, que é professor com mais de 30 anos de experiência em sala de aula e Mestre em Educação pela Ufes, foi aprovada pelos deputados estaduais na 15ª sessão ordinária da Assembleia Legislativa.

“Os alunos passam entre quatro e cinco horas nas escolas e o restante do tempo fora do ambiente escolar. Muitas vezes os professores e pedagogos até identificam alunos com comportamento que foge à normalidade. Mas qual encaminhamento é dado? Devido ao sucateamento da Educação, as escolas perderam supervisores e orientadores, profissionais que eram importantes no ambiente escolar. As escolas precisam de apoio e assistência”, destaca o deputado Majeski.

Pela proposta do deputado, as equipes seriam formadas por psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos, que poderiam estar instaladas em cada escola ou nas Superintendências Regionais de Educação. “Se for muito dispendioso a implantação em cada unidade, que ao menos existam nas superintendências, para consolidar um apoio efetivo ao trabalho escolar. Sozinhas e abandonadas, as escolas não conseguem dar conta de tantos problemas”, completa Majeski.

A justificativa da indicação aprovada destaca também que o Estado já possui estruturas, em diversas secretarias e órgãos, para sustentar a realização de políticas de convivência escolar em conjunto com a SEDU.

Foto: Tati Beling/Ales

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *