Escolas comemoram o Dia do Livro com programação especial

Contação de histórias, teatro e até um chá literário estão entre as ações promovidas

Neste mês de abril, são comemoradas duas datas importantes para a educação: o Dia Nacional do Livro Infantil, que é nesta quarta-feira (18); e o Dia Mundial do Livro, celebrado no próximo dia 23. Escolas da rede municipal de Cachoeiro prepararam atividades especiais para envolver os alunos e também os pais, além de buscar novas formas de incentivar a leitura.

Contação de histórias, teatro e até um chá literário estão entre as ações promovidas e incentivada pela Secretaria Municipal de Educação.

A subsecretária de Educação Básica, Patrícia Temporim, explica que as atividades são importantes, pois a interação das crianças com as histórias possibilita a criação ou ampliação da imaginação, aumento do vocabulário, interesse em querer saber mais sobre alguns detalhes e gera a curiosidade entre os educandos.

“As leituras literárias realizadas com as crianças oportunizam a humanização, a socialização, as experiências e as interações entre as crianças e com adultos. O professor ser o agenciador da leitura na escola mostra caminhos que orientam práticas pedagógicas e fortalecem as possibilidades da formação do estudante leitor”, comentou.

Na escola Saturnino Rangel, bairro Arariguaba, nesta quarta-feira haverá um Chá Literário, em que os pais de alunos serão convidados a participar. A unidade irá montar uma mesa com chás e delícias, para os turnos matutino e vespertino, e fazer um momento em que os pais serão incentivados a ler histórias para os filhos.

Também será realizada a mostra dos trabalhos feitos por cada sala ao longo dos últimos dias, onde diferentes livros foram temas de atividades. Uma professora fará contação de histórias, e ainda haverá apresentações teatrais também com a participação dos pais.

Na escola Sirda Rocha dos Santos, no bairro Nossa Senhora de Fátima, que abriga cerca de 250 alunos de até quatro anos, uma das professoras irá se vestir de Emília, a famosa personagem das histórias de Monteiro Lobato, e fará contação de histórias para as crianças na sexta-feira (20). Mesmo ainda em fase de alfabetização, os alunos adoram manusear livros e se interessam em ouvir as histórias que as professoras contam baseadas nas gravuras.

O programa Leitura em Movimento é desenvolvido durante todo o ano na escola Maria Siloti, no bairro Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), porém a unidade deu mais ênfase nestes últimos dias. Na semana passada, os alunos, de creche e pré-escola, foram caracterizados com a Emília e também a borboleta amarela, em alusão ao cronista Rubem Braga e à Bienal que acontecerá no mês de maio. A escola tem uma estante com livros e cada sala tem uma maleta, onde são selecionadas obras que os alunos levam para casa para interagir com a família.

Já na escola José Taveira dos Santos, no bairro Abelardo Machado, onde estudam alunos até o 5º ano do ensino fundamental, na quarta-feira haverá contação de histórias para os turnos matutino e vespertino, com uma professora voluntária que irá se fantasiar para atrair ainda mais a atenção dos estudantes. O objetivo é oportunizar um relacionamento prazeroso com a leitura.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *