Escola de Cachoeiro concorre a prêmio nacional de Educação Fiscal

Alunos participam de atividades de educação financeira

 

A escola municipal “Ariette Moulin Costa”, de Cachoeiro, é uma das três unidades de ensino do Espírito Santo indicadas para disputar o prêmio de Educação Fiscal, da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). Ela concorre na categoria Escolas com o projeto “Boas práticas para preservar/ Educação Financeira”, desenvolvido pela equipe pedagógica da unidade, que atende turmas de creche e pré-escola (0 a 5 anos) e fica no bairro São Lucas.

As ações têm como objetivo construir uma educação de qualidade e emancipadora. Entre elas, destaca-se a oferta de uma palestra com economista, em que foram dados esclarecimentos à comunidade escolar sobre o dinheiro, como ele funciona e a importância de pedir a nota fiscal, já que permite o recolhimento de impostos que são investidos em diversas áreas, incluindo educação, saúde e segurança.

Outra ação foi trabalhar o assunto em sala de aula, em rodas de conversa com os professores, quando surgiu a ideia de unir forças para ajudar o Lar de Idosos Nina Aroeira. O dinheiro doado pela comunidade serviu para comprar fraldas, que foram doadas pelos alunos, em um momento cultural com os moradores da instituição.

O resultado, segundo a gestora da escola, Tania Mara Ribeiro, tem sido notado. “Os pais contam que os filhos, quando vão às compras, lembram das notas fiscais. Além disso, os estudantes continuam juntando dinheiro. Mas, dessa vez, será para realizar um outro projeto: doar cestas básicas para famílias carentes no bairro onde moram, no final do ano letivo”.

Boas práticas para preservar meio ambiente

As atividades de educação financeira se somam a outras ações pedagógicas de boas práticas, desenvolvidas pela escola “Ariette Moulin Costa”, diariamente, em propostas que incluem o zelo com o meio ambiente. São incentivados hábitos para economia de água, cultivo de hortas para uso dos alimentos na alimentação escolar e reaproveitamento de materiais, entre outras atitudes sustentáveis.

Esse trabalho já rendeu prêmio à escola, recentemente. A escola ficou em segundo lugar no prêmio Biguá de Sustentabilidade, promovido pela TV Gazeta Sul. “Temos a missão de promover uma educação emancipadora de qualidade, construída a partir da criança e por ela, ajudando a formar conceitos e valores que serão usados por toda a vida”, conta a gestora.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *