Equipe do Banco Mundial faz visita técnica ao Bandes nesta terça-feira (19)

O tema do encontro é o Reflorestar, uma iniciativa do Governo do Estado, voltado à recuperação da Mata Atlântica.

Uma equipe de representantes do Banco Mundial estará no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) nesta terça-feira (19). Os técnicos vêm conhecer a experiência e os procedimentos da instituição com o Programa Reflorestar, como o desempenho, operacionalização e acompanhamento dos Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).

Na reunião de trabalho será apresentado o fluxo de atendimento realizado pelo programa junto aos produtores e as fases de análise e de acompanhamento após os recursos liberados. Além de técnicos de ambos os bancos, participam do encontro representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

O diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti, destaca o empenho do banco capixaba na liberação dos contratos para os “produtores de água”, atividade que passou a ter a instituição como operador financeiro. “O programa é um benefício múltiplo para o produtor, para sociedade e para a natureza e o empenho da equipe do banco, em conjunto com o IEMA, é fundamental para ampliar a atuação do Programa”, destaca Colodetti.

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento. É o maior e mais conhecido banco de desenvolvimento no mundo, além de ter o status de observador no Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas e em outros fóruns internacionais.

Programa de reflorestamento capixaba

Com R$ 15 milhões liberados no último ano, o PSA tem como principal objetivo manter, recuperar e ampliar a cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, por meio da adoção de práticas de uso amigável do solo. Em 2018, abarcou cerca de 17 mil hectares divididos em: áreas recuperadas com plantio, áreas de regeneração natural, áreas de floresta manejada, áreas de sistema agroflorestal e áreas de silvipastoril.

Os proprietários de áreas rurais, em especial os pequenos produtores, são o público-alvo dos pagamentos. Para isso, é necessário que eles disponham ou queiram dispor de parte de sua terra para fins de preservação ambiental ou para práticas rurais sustentáveis.

O Reflorestar é uma iniciativa cujo desenvolvimento foi resultado da integração de programas de recuperação da Mata Atlântica e envolve além do Bandes, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A meta é a recuperação de 80 mil hectares, por meio de restauração e conservação da vegetação nativa, desmatamento evitado e arranjos florestais de uso sustentável.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *