Equipe da educação infantil participa de encontro sobre alfabetização

Formação foi realizada nesta semana

Os profissionais das escolas de educação infantil de Cachoeiro estão tendo novas oportunidades de trocar experiências e se preparar melhor para o cotidiano das salas de aula, em encontros e capacitações promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). Nesta semana, por exemplo, eles participaram do 5º Encontro de Formação Continuada para os Profissionais da Educação Infantil, na sede da  Seme.

Além de dialogarem sobre as práticas significativas com ênfase no processo da leitura, escrita e oralidade das crianças, os educadores contribuíram para a construção do documento curricular municipal intitulado “Orientações Didático Pedagógicas para o trabalho na Educação Infantil”,  que subsidiará todo o fazer pedagógico dos professores que atuam nessa etapa do ensino.

De acordo com a gerente pedagógica de ensino, Valéria Duarte, esse movimento se faz necessário para garantir a alfabetização das crianças, uma vez que a Base Nacional Curricular Comum foi homologada e passa a ser o documento legal que ampara todo o processo de ensino-aprendizagem. Ela preconiza que, até o final do 2° ano do Ensino Fundamental, os alunos tenham competências adquiridas no que tange ao processo de leitura e escrita.

Formação continuada

Ao longo do ano de 2018, foram realizados cinco encontros fundamentados em teorias e práticas significativas, que serão registradas por todos os envolvidos. “A educação, pensada pelos protagonistas de todo o processo, só fortalece o município, que está sempre empenhado em avançar em seus resultados do Ideb”, diz a Secretária de Educação, Cristina Lens.

Durante os encontros de formação, professores, pedagogos e gestores da rede municipal foram instigados a discutirem sobre as diversas linguagens que fazem parte dos Campos de Experiências, desenvolvidos a partir do art.9º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).

“A formação como uma das estratégias interventivas constitui uma forma de organização curricular, pois integram propostas de experiências cotidianas que devem ser garantidas às crianças”, acrescenta a coordenadora da Educação Infantil, Jocimara Bravim.

 

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