Encontros e projetos realizados pela educação

A Secretaria de Educação de Marataízes realizou diversos encontros com diferentes profissionais, além de ter desenvolvido projetos valiosos, como o “Domingos José Martins, um herói desconhecido”.

A educação de Marataízes desenvolveu várias ações nos primeiros oito meses de gestão. Uma das ações de impacto foi a adesão da Rede de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação. Desenvolveu também o Plano de Ações Articuladas – PAR. São diversos trabalhos que vem sendo feitos no município de Marataízes como, por exemplo: Ação Alfa, que se trata da formação dos profissionais alfabetizadores; outra ação de destaque é a continuação da adesão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAI; a Ação de Acompanhamento do Ensino Fundamental II também vem sendo realizada, além dos diversos encontros.

Maria da Penha pontuou que o município aderiu a Rede de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação – PME. No início do ano foi criado o Plano de Ações Articuladas e foi montada uma comissão com representantes de professores, pedagogos, diretores, pais, representantes dos conselhos escolares, Fundeb e de educação, assim como, representantes de todos os setores da Educação. Outra importante ação é a participação da Secretaria de Educação na

rede de Assistência técnica para reestruturação e estudo do Plano de Carreira do magistério municipal, pois reconhece que a qualidade da educação passa pelo investimento em seus profissionais.

Destacou Loubak que a Educação de Marataízes continua sua caminhada de formação com os alfabetizadores neste semestre. Em parceria com o governo estadual, implementou a “Ação Alfa” de julho a setembro, com professores e pedagogos que atuam com as turmas de 1º e 2º anos na rede municipal de ensino. Constitui-se uma oportunidade de estudo, de aprofundar conhecimentos, assim como, promover a troca de experiências, o diálogo e inovação metodológica em sala de aula. Os encontros estão acontecendo semanalmente com os grupos previamente organizados e acompanhados pelas técnicas da Secretaria de Educação.

 

PNAIC

O município também renovou o termo de adesão ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade certa PNAIC. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. “No município teremos aproximadamente 150 profissionais envolvidos nesta formação. Estamos no processo de inscrições e no mês de Setembro inicia-se a formação.”

Os profissionais da educação tem tido encontros mensais de Planejamento com Professores substitutos da Educação Infantil.

 

Ação de Acompanhamento Ensino fundamental II

 

Montagem e elaboração de estudo para os professores de área, Língua Portuguesa e Matemática para o trabalho com descritores utilizados nas avaliações externas PROVA BRASIL e PAEBES. A partir da próxima semana os professores participarão das formações e elaboração de seus materiais de trabalho.

 

Encontros

 

Diversos encontros foram promovidos pela Educação, como o TEA – Transtorno do Espectro Autista – momento de grande importância reunindo os profissionais que trabalham com as crianças da educação especial. Paralelo a tudo isso os gestores, pedagogos e professores da educação especial estiveram presentes discutindo e refletindo sobre o atendimento às crianças público da Educação Especial no encontro municipal, com a  Palestra da Drª Ana Lúcia Donetto B. Canetti.

Outro momento bastante significativo foi o encontro formativo com os Gestores e Pedagogas da rede Municipal de Educação. Houve também o encontro de formação do projeto Agrinho.

Outro importante projeto desenvolvido foi LITERATURA: A ARTE DA APRENDIZAGEM LÚDICA. A iniciativa tem por finalidade fomentar estratégias de aprendizagem nas escolas com o apoio de atividades lúdicas, facilitando assim a aprendizagem.

 

 

“DOMINGOS JOSÉ MARTINS, UM  HERÓI  DESCONHECIDO”

 

O Projeto “Domingos José Martins, um herói desconhecido”, emergiu de uma provocação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, ao sublinhar a notoriedade dos 200 anos da revolução Pernambucana, totalizados no ano de 2017.

A Educação de Marataízes ao tomar ciência da referência a Domingos José Martins de forma especial neste ano marcado pelos 200 anos da efetivação da Revolução Pernambucana estabeleceu o projeto institucional “Domingos José Martins, um herói desconhecido”.

Nos meses de abril, maio e junho as escolas trabalharam a história e vida de Domingos José Martins com as crianças, com a proposta integrada ao conteúdo programático e atividade de pesquisa. No dia 12 de junho de 2017, realizou-se a culminância dos trabalhos com apresentação no Palácio das Águias. Neste dia, 13 escolas participaram com apresentações diversas, utilizando teatro, danças, paródias e coral retratando o percurso de liderança e luta pela liberdade vivenciado por Domingos José Martins. Também foram expostos vários trabalhos realizados pelos alunos para visitação.

“Após as apresentações e exposição dos trabalhos, recebemos o convite para levar a exposição e apresentação dos trabalhos para o espaço Pilotis – Domingos José Martins na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, onde permaneceu entre 19 a 30 de junho”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *