Ela entende e defende o turismo como moeda valorosa no ES

Pré-candidata a deputada estadual pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB

 

Pensa em uma mulher ‘massa’, sábia, descolada, antenada, inteligente, preparada, formada, geóloga e turismóloga, essa é Alcenir Rocha; empresária do setor de turismo a mais de 30 anos e pré-candidata a deputada estadual pelo PSB, partido do ex-governador e também pré-candidato ao Palácio Anchieta, Renato Casagrande.

Alcenir é natural do bairro da Glória, em Vila Velha. Com 6 meses de idade os pais se mudaram para Guarapari, onde passou toda a minha infância e juventude. Depois foi para Vitória completar os estudos na UFES, pois em Guarapari não havia faculdade.

A empresária está preparada para buscar uma vaga entre as 30 na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Empoderada e disposta a mostrar a que veio ela fala com a reportagem sobre sua pré-candidatura e o que pretende defender.

 

O turismo como políticas públicas

 

 “O turismo como fator de desenvolvimento econômico, inserido nas políticas públicas de estado, como gerador de emprego e renda” – Essa será a principal bandeira da pré-candidata de Guarapari. “Acreditamos que o Turismo no mundo vem, cada vez mais, despertando um para um novo tempo, uma nova era de viagens em escala cada vez maior, verdadeiramente globalizada. Pessoas das mais variadas classes sociais, de diferentes faixas etárias e de todos os países viajam para todos os quadrantes do planeta, pelos mais variados motivos”.

Alcenir como empresária do setor de turismo e estudiosa do assunto afirma que a nova era do turismo, cuja característica fundamental se encontra na maior competência entre as empresas e destinos turísticos, em um mercado muito bem mais informado, devido a novas e diferentes motivações, exigências e ao surgimento das novas tecnologias que incidem diretamente no comportamento da oferta e da demanda turística, requer novos tipos de sistemas de gestão, que  respondam, através de maior flexibilidade e segmentação, aos diferentes desejos e necessidades dos clientes, com estratégias de desenvolvimento turístico completas e claras. “O turismo na verdade está deixando de ser considerado à margem das grandes e tradicionais atividades econômicas para surgir, sobretudo como o grande gerador de riqueza do século XXI. O Turismo é, hoje, no mundo, uma das mais relevantes atividades econômicas, que vem se desenvolvendo com muita rapidez. Em muitos países, como Espanha, Itália, França, o poder público percebeu a importância desta atividade e, consequentemente, passou a intervir no mercado turístico, a fim de melhor planejar e otimizar o desenvolvimento da atividade. A partir de tal fato, ficou evidenciada a grande importância da formulação e avaliação das Políticas Públicas de Turismo, objetivando um desenvolvimento sustentável com melhores condições sociais e econômicas e preservação do meio ambiente, para as populações locais, proporcionando um elevado grau de satisfação para os turistas, gerando, ao mesmo tempo, a fidelidade destes”.

 

 

Políticas Públicas de Turismo

 

A pré-candidata defende o avanço nas políticas públicas que venham de encontro ao turismo para que ações concretas tragam resultados imediatos, não há tempo a perder diante as oportunidades e potencial que tem o ES. “O turismo não mais poderá ser tratado com ações pontuais e isoladas, que acabam beneficiando a um único grupo social, deve ser considerado como um grande negócio, com a capacidade de ser transferido dos discursos públicos em palanques eleitorais, e transformado em reais ações para o seu desenvolvimento”.

 

Sensibilização

 

“Devemos sensibilizar as autoridades eleitas pelo povo do Estado do Espírito Santo, dos poderes Executivo e Legislativo que é de fundamental importância estimular a atividade turística em nosso estado. Além de gerar aumento de divisas e benefícios econômicos pelo volume de negócios diretos e indiretos, um dos principais benefícios desta atividade, é o social, que propicia na geração de emprego e renda”.

 

Identificar as necessidades

 

“Devemos identificar as necessidades e buscar soluções para serem incluídas nas metas mobilizadoras, previstas para serem executadas, e inseridas na LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, ou nas emendas parlamentares, objetivando a melhoria da infraestrutura,  saneamento básico, malha viária, meios de acesso aos atrativos turísticos, qualificação da mão-de-obra, sinalização turística e rodoviária, segurança pública e um plano de promoção e divulgação, visando, captação de novos investimentos, e atração de vários Congressos e eventos, com um rico calendário, capaz de atrair os mais diversos tipos de turistas para o nosso estado,  melhoria da imagem   do estado no que diz respeito a segurança, pois falta uma divulgação adequada e mecanismos de atração de turistas, nos principais mercados emissores do país. Temos que melhorar o turismo interno e ao mesmo tempo, criar maior massificação, ou seja, incentivar o uso dos serviços, Hoteleiros e das Agências de Viagens, pelo mercado interno. É necessário melhorar o aproveitamento da nossa sazonalidade da temporada alta do turismo interno. Visando preencher estas lacunas, devemos tentar trazer outros segmentos do turismo como o da melhor idade, o turismo ecológico, grupos de incentivos, que são grandes geradores de receita para outros destinos, que lamentavelmente o Espírito Santo não está sabendo aproveitar”.

A pré-canditada encerra a entrevista deixando um recado: “Quando a cidade é boa para o morador, será também muito boa para o turismo”.

Para saber mais visite a página dela no facebook Alcenir Rocha

 

 

FOTO/ Alcenir/ Arquivo pessoal

Legenda/ Alcenir é de Vila Velha, reside em Guarapari, é pré-candidata a deputada estadual pelo PSB.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *