Educadores se preparam para atividades com robótica na rede municipal

Os laboratórios serão instalados, neste ano, em cinco unidades de ensino fundamental

Na próxima semana, a Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) vai realizar uma capacitação para professores e pedagogos que vão atuar nos laboratórios de robótica que serão instalados, neste ano, em cinco escolas da rede pública municipal.

A formação, que será com profissional da empresa fornecedora dos equipamentos, vai acontecer na segunda (20), terça (21) e quarta-feira (22) que vem, sempre das 13h30 às 17h, no Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica “Dr. Dirceu Cardoso” (Cecapeb), em Morro Grande.

Os educadores participantes são das escolas de ensino fundamental Anacleto Ramos (do bairro Ferroviários), Galdino Theodoro da Silva (Jardim Itapemirim), Professora Gércia Ferreira Guimarães (Village da Luz), Monteiro Lobato (Alto União) e Professor Pedro Estellita Herkenhoff (Waldir Furtado Amorim).

Com essa qualificação, o objetivo da Seme é instruir os participantes, de forma detalhada, sobre a aplicação desses recursos tecnológicos em suas atividades com os 3.763 alunos dessas cinco unidades contempladas, inicialmente. A data de início do funcionamento dos laboratórios ainda será definida pela Secretaria Municipal de Educação.

“Esse quantitativo de escolas a serem atendidas, preliminarmente, vai nos possibilitar maiores condições de acompanhamento e avaliação pedagógica, o que permitirá ajustes e adequações necessárias, de maneira mais rápida e pontual, de modo a incorporar mais chances de êxito”, destaca a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

Kits tecnológicos temáticos

Adquiridos no início deste ano, os laboratórios de robótica são compostos de kits tecnológicos temáticos e de apoio, para atender escolas municipais de ensino fundamental.

São, no total, sete tipos de laboratórios: Kit Temático Máquina Simples, Kit Temático Mecânica e Estática, Kit Temático Energias Alternativas, Kit Temático Eletrônica, Kit Temático Robô Móvel, Kit Temático Robô (para locomoção de esteira) e Kit Apoio.

Por meio deles, os estudantes vão ser incentivados a analisar situações, experimentar, pesquisar, testar resultados e resolver situações-problema.

Todos os projetos da robótica são adequados conforme o ano do estudante e estão relacionados às disciplinas trabalhadas e desenvolvidas em sala de aula, como Matemática e Ciências.

No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), o foco será projetos que trabalhem a parte mecânica, ligações elétricas (presença de lâmpadas e motores) e projetos de iniciação à programação no computador com software específico.

Já no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), vão ser aplicados projetos que envolvem montagem, ligações elétricas e programação.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *