Dr. Gustavo tem melhora, mas permanece na UTI

Vereador Dr Gustavo de Piúma continua em observação na UTI, mas o quadro de saúde melhora, segundo um de seus assessores

O vereador de Piúma, Luiz Gustavo Teixeira Meyrellis, Drº Gustavo  internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rita em Vitória nesta terça-feira, 30 está reagindo bem e melhorando gradativamente o quadro de saúde.

Gustavo foi internado terça-feira, 30, após alteração da taxa de açúcar de sangue, ele se sentiu mal e foi atendido em Anchieta pelo médico e amigo Glauco Almeida Dahan. “Investiguei, analisei, já sabia que ele era diabético há muito tempo. Ele sofre com a tipo I. Levantamos alguns exames complementares, eu desconfiei que ele estava com um problema chamado cetoacidose – É uma emergência médica, e acontece quando os níveis de açúcar (glicose) no sangue do paciente diabético encontram-se muito altos e estão acompanhados do aumento da quantidade de cetonas no sangue também. O primeiro passo para que uma pessoa com diabetes entre em cetoacidose é a falta de insulina em seu organismo. É um problema de saúde em que o sangue fica acidificado em função de uma complicação de diabetes descompensada e então precisávamos de uma gasometria, nós não temos na nossa região este exame, o encaminhei ao Hospital Santa Rita onde ele tem convênio médico”, explicou Glauco.

O vereador Gustavo passou muito mal na manhã de terça-feira vomitando muito e não queria ir para o hospital. Mas ele foi piorando e levado ao Pronto Atendimento de Anchieta (PA), onde Glauco fez os primeiros atendimentos.

Ressalta-se que, quando a esposa estava levando Gustavo ao Hospital de Piúma, ela ligou para Glauco para saber se ele estava na cidade. Segundo Glauco ele disse que estava no PA e solicitou que levassem imediatamente até ele, por eles serem pacientes um do outro e amigos. De lá Glauco solicitou vaga na UTI do Santa Rita por Gustavo ter plano de saúde e na região não dispor do exame gasometria.

Gustavo apresenta melhoras, mas ainda permanece internado na UTI para observação da evolução do quadro de saúde.

Cetoacidose, cuidado

 

Mas o que são estas cetonas?

O primeiro passo para que uma pessoa com diabetes entre em cetoacidose é a falta de insulina em seu organismo. A insulina é responsável por fazer com que a glicose que está na corrente sanguínea entre nas células do nosso corpo e gere energia.

Quando há falta de insulina, duas situações simultâneas ocorrem: o nível de açúcar no sangue vai aumentando e as células sofrem com a falta de energia. Para evitar que as células parem de funcionar, o organismo passa a usar os estoques de gordura para gerar energia. Só que nesse processo em que o corpo usa a gordura como energia, formam-se as cetonas.

As cetonas são substâncias ácidas que vão desequilibrar o Ph do sangue, ou seja, vão causar um desequilíbrio na composição sanguínea, que se não for tratado pode levar até ao coma e à morte.

Como os pacientes diabéticos tipo 1 não produzem insulina, a cetoacidose é uma complicação mais comum nestes pacientes. Mas nos pacientes com diabetes tipo 2 ela também pode ser vista, principalmente durante uma infecção ou quando os pacientes não aplicam corretamente as doses de insulina, infelizmente.

Para prevenir a cetoacidose diabética, alguns cuidados são importantes:

  • Aplicação correta das injeções de insulina
  • Realização das medidas da glicemia capilar com o glicosímetro
  • Acompanhamento médico regular
  • Controle alimentar para evitar alimentos com alto teor de açúcar e que podem levar à cetoacidose

Em caso de sinais como boca seca, aumento do volume de urina, aumento dos níveis de glicose no sangue, mal estar, vômitos, dor abdominal e hálito com cheiro de acetona (pois as cetonas no sangue podem causar este efeito), é importante que o paciente seja rapidamente levado a um pronto-socorro para avaliação. Com diabetes, devemos redobrar o cuidado com nosso corpo! Pense nisso!

VOLTAR

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *