Doutor em História de Piúma lança em breve “De Muribeca a Guaraparim…”

Um livro que revela fatos da História do Litoral Sul do ES com base na tese de doutorado do escritor Leonardo Bourguignon

O doutor em História, professor Leonardo Bourguignon é só ansiedade com a obra “De Muribeca a Guaraparim: retalhos da história do litoral sul do Espírito Santo” que deve chegar até a próxima semana no máximo, pelos Correios a Cidade das Conchas. E muito em breve ele deverá fazer o lançamento, em uma cafeteria da cidade, e claro convidar os amantes das letras da cidade para conhecer e receber uma obra autografada.

Leonardo é de Piúma e debruçou em sua tese de doutorado estudando tudo e mais um pouco sobre os primeiros seres humanos que chegara ao Litoral sul do Espírito Santo. Após seis anos de pesquisa em farto material historiográfico, ele não teve dúvida, traduziu em uma linguagem mais popular e produziu o livro de 156 páginas “De Muribeca a Guaraparim…”

Em entrevista do Espírito Santo Notícias, o escritor revela que apesar da complexidade do tema, esforçou-se para abordá-lo com uma linguagem acessível e prazerosa, procurando oferecer à comunidade um pouco mais da nossa história.

No livro Borguignon descreve que os primeiros habitantes do litoral sul do Espírito Santo chegaram há aproximadamente 4 mil anos e se encantaram com a fartura da região. Ressaltou que a abundância de alimentos nos rios, manguezais, estuários, restingas e praias acabaram tornando o território palco de inúmeros conflitos pela sua posse. “Depois de 1540, os povos indígenas que aqui viviam entraram em contato com franceses, holandeses e portugueses cobiçando os recursos naturais da região, com destaque para o pau brasil e outras madeiras. Algumas décadas depois os padres jesuítas fundaram aldeias como a de Iriritiba, atual Anchieta e Guaraparim e uma fazenda em Muribeca, divisa entre os atuais estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, além de manterem contato temporário com outras aldeias ao longo do litoral como Meaípe, Ubu, Parati, Iriri, Piúma, Itaipava, entre outras”, adiantou um pouco do que contém o seu primeiro livro.

Em Iriritiba, segundo a obra, a principal aldeia da região, as relações entre os povos indígenas e os jesuítas variaram entre momentos de relativa tranquilidade e instantes de revoltas, entre elas, uma série de conflitos ocorridos a partir de 1742 que acabariam se transformando na maior revolta ocorrida em todo o Espírito Santo durante o período colonial.

A obra, fruto de mais de seis anos de pesquisa, é assinada por um professor de História. Leonardo Nascimento Bourguignon, Doutor em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. A Editora é a Opção de Vila Velha/ES.

Compartilhe nas redes sociais

2 Comentários

  • Antônio Carlos da Si disse:

    Parabéns meu amigo Dr Leonardo tive a oportunidade de participar de várias palestras a respeito do assunto abordado em seu livro,receba um forte abraço e sucesso nesta sua nova jornada e no lançamento desta que tenho certeza será uma grande contribuição para a história do Espírito Santo e do Brasil.

  • Junior disse:

    Parabéns Pelo livro sou Bourguignon gostaria de Saber mais do Sr Herinque Francisco Cristiano Bourguignon .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *