Do Val se reúne com presidente da Apex para discutir investimentos no estado  

Em busca de promover a atração de investimentos estrangeiros para o  Espírito Santo, e gerar desenvolvimento, emprego e renda para o estado, o senador Marcos do Val (PPS) reuniu-se, na última quinta-feira (21/02), com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), o embaixador Mário Vilalva.

A Apex atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira, atendendo aproximadamente 400 entidades setoriais dos mais diversos segmentos econômicos do país.

Para o senador Marcos do Val, esse é um caminho inteligente de futuras ações conjuntas do Espírito Santo com a Apex, uma vez que a economia capixaba é exportadora de grandes produtos, como café, minério de ferro e rochas ornamentais.  “Precisamos pensar na importância de ter o estado do Espírito Santo como destino de investimentos estrangeiros e fortalecendo, dessa forma, as exportações da produção capixaba, visando a geração de novos empregos e renda”, afirma do Val.

É importante destacar que a presença da Apex nos estados é feita pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que tem como objetivo estimular a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de instituições de ensino (Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria.

Hoje, no Espírito Santo, 200 empresas fazem parte do PEIEX. O núcleo principal fica na Grande Vitoria, com mais dois núcleos extencionistas para atendimentos nas regiões norte e sul, situados em Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.

O programa PEIEX está no estado desde 2015, cobre um total de 20 municípios e é desenvolvido em parceria com a  Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (FAPES) da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *