Distritos recebem serviço de prevenção à leptospirose

Nesta semana, trabalho foi concluído em Itaoca

A Vigilância Ambiental de Cachoeiro concluiu nesta semana, em Itaoca, um trabalho de prevenção à leptospirose, doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores. Realizado com apoio de agentes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), o atendimento contemplou a região central do distrito e, também, as localidades de Ipiranga, Valão de Areia e Córrego Vermelho.

O trabalho foi desenvolvido em atenção às demandas de moradores, que verificaram um aumento da presença de ratos e camundongos na região.

A prevenção é pela aplicação de veneno em terrenos baldios, áreas próximas a córregos e em ruas, de modo estratégico e seguro, para que pessoas e criações de animais não tenham contato com a substância.

Até setembro, também serão atendidos com o serviço os distritos de Conduru, Soturno, Gironda, Sambra, Pacotuba, Burarama, Coutinho, Monte Alegre, Tijuca, Gruta, São Vicente, São Joaquim e Córrego dos Monos.

“Esse mesmo trabalho é realizado na área urbana, quinzenalmente, em todos os bairros de Cachoeiro”, explica o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Fábio Gava.

A população pode acionar esse tipo de serviço pelo telefone 156, da Ouvidoria Geral do Município. E para ajudar no controle de roedores, deve fazer o acondicionamento e a destinação adequada do lixo, armazenamento apropriado de alimentos, desinfecção e vedação de caixas d´água, vedação de frestas e aberturas em portas e paredes. O uso de raticidas (desratização) deve ser feito por técnicos devidamente capacitados.

Leptospirose

A leptospirose é transmitida principalmente por ocasião de enchentes. A doença é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais (bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães também podem adoecer e, eventualmente, transmitir a leptospirose ao homem).

É importante evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *