Diferença entre espelho plano e esférico

Os espelhos planos são os mais comuns, e você certamente tem vários deles na sua casa, seja no banheiro, ou em seu guarda roupa. Esses espelhos são formados a partir da deposição de uma fina camada de prata sobre uma superfície plana. E essa planicidade formada permite ao espelho algumas propriedades interessantes de reflexão.

As imagens formadas por um espelho plano possuem a mesma dimensão que o objeto real, e são imagens virtuais, ou seja, a imagem é formada atrás do posicionamento do espelho. Desta forma, temos a impressão de que a imagem está numa distância maior do que a distância entre o objeto e o espelho. Além disso, a imagem formada pelo espelho plano é direita, o que quer dizer que ela está na mesma posição que o objeto espelhado. Veja a seguir um exemplo de espelho plano:

Já os espelhos esféricos, por sua vez, são formados pelo mesmo material que os planos (uma fina película de prata). No entanto, como você deve ter imaginado, esta película é agora depositada sobre uma calota esférica, e ao ser depositada no interior ou na parte externa da calota fará muita diferença, situação que não ocorre nos espelhos planos! Além disso, a imagem formada pelos espelhos esféricos não possui a mesma dimensão do objeto real, e o seu tamanho pode aumentar ou diminuir de acordo com o tipo e posicionamento do espelho esférico. Essa diferença se deve aos dois tipos de espelho esférico: o espelho côncavo e o convexo.

Diferença entre espelho côncavo e convexo

Vamos começar pelos espelhos côncavos. Esse tipo de espelho é formado quando a película de prata é formada no interior da calota esférica. O tamanho da imagem formada por esses espelhos varia com o posicionamento do objeto em relação ao espelho. Podemos entender um espelho côncavo quando olhamos a parte interna de uma colher, uma vez que possuem a mesma dimensão. Veja a seguir uma imagem de um espelho côncavo, onde está sendo utilizado para aumentar a dimensão do objeto:

Já os espelhos convexos são aqueles onde a camada refletora é a superfície externa da calota esférica. Com isso, as imagens formadas pelos espelhos convexos serão sempre menores, mas permitem a observação de um campo visual maior. Desta forma, você pode encontrar diversos espelhos convexos em supermercados e caminhões, já que propiciam um aumento do campo visual. Veja a seguir um espelho convexo situado numa fábrica:

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *