Diagnóstico de câncer bucal é tema de curso para dentistas da prefeitura

Capacitação foi realizada na unidade de saúde do bairro Jardim Itapemirim

Os dentistas que atuam na rede pública municipal de saúde de Cachoeiro de Itapemirim participaram de nova capacitação com foco no diagnóstico precoce do câncer de boca. O curso foi realizado no auditório da unidade básica de saúde (UBS) do bairro Jardim Itapemirim, na segunda (18) e nesta terça-feira (19).

Divididos em duas turmas (uma em cada dia), os 65 profissionais receberam instruções dos cirurgiões buco-maxilo-faciais do Hospital Evangélico de Cachoeiro, Valério Resende e Karla Malta.

De acordo com o cirurgião-dentista Fábio Melo de Oliveira, gerente de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde, garantir aos profissionais o acesso à troca de experiências e atualização na área é uma ação de grande importância para a saúde da população, já que, no Espírito Santo, a prevalência de câncer bucal é alta, devido a fatores de risco como exposição ao sol por longos períodos sem a devida proteção, o abuso de álcool e de cigarro.

“O curso fortalece o trabalho de prevenção e encaminhamento que já fazemos. A ideia é dar maior atenção a sinais precoces, agilizando o tratamento, pois o câncer tem cura. Quanto mais cedo identificarmos os sinais, melhor para o paciente”, avalia o gerente.

População deve ficar atenta aos sintomas

O câncer de boca, muitas vezes, é assintomático, mas é importante estar atento as mudanças no corpo que podem ser indícios da doença. Em casos de lesões aftosas presentes há mais de 15 dias e que não cicatrizam, verrugas ou manchas na boca ou parte interna das bochechas, a recomendação é procurar uma unidade básica de saúde com serviços de odontologia.

Bairros e distritos em que a UBS oferece atendimento odontológico:

Aeroporto, Amaral, Aquidaban, Burarama, Coramara, Conduru, Gilson Carone, Jardim Itapemirim, Itaoca, Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Novo Parque, Pacotuba, São Luiz Gonzaga, São Vicente (Independência), Soturno, Alto União, Village da Luz e Zumbi.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *