Desfile cívico escolar celebra diversidade cultural

Escolas fizeram apresentações alusivas aos países participantes da Copa do Mundo

Centenas de pessoas acompanharam, na manhã desta sexta-feira (29), o tradicional desfile cívico escolar do Dia de Cachoeiro, realizado na Linha Vermelha, na altura do Museu Ferroviário Domingos Lage. Com o tema “Todos juntos na mesma emoção”, cinco escolas municipais celebraram na avenida aspectos culturais dos países participantes da Copa do Mundo 2018.

As unidades de ensino participantes ficaram responsáveis pelos países de um continente cada uma. A escola de tempo integral “Aurora Estellita Herkenhoff” (Aquidaban) representou a Ásia. A parte oriental da Europa ficou sob a responsabilidade da escola “Dr. Pedro Nolasco Teixeira Rezende” (Paraíso), e a ocidental, com a “Dr. Pedro Estellita Herkenhoff” (BNH). Já a África foi celebrada pela unidade “Professora Gércia Ferreira Guimarães” (Rubem Braga), e a América, pela escola “Julieta Deps Tallon” (Zumbi).

O Brasil mereceu menção especial dos alunos do Centro Integrado de Atividades Educacionais (Ciae) Newton Braga, que funciona no bairro Ferroviários, oferecendo oficinas diversas no contraturno escolar para os estudantes da rede municipal.

A parte musical do desfile ficou a cargo da Orquestra Maratimba, formada por jovens da região Sul do Espírito Santo, que recebeu o reforço da Banda Marcial “Samuel Malheiros”, da escola “Domingos Ubaldo Ribeiro” (Conduru), e da Fanfarra Wilson Rezende, mais conhecida como a Banda do Liceu.

Também passaram pela avenida o Tiro de Guerra, o Corpo de Bombeiros, o grupo Vem Dançar, a Apae, Escoteiros, Demolay, Desperta Débora, a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal, com os projetos Guarda Mirim, Ronda Prevenção Escolar (Rope) e Ronda Apoio a Família (Rafa).

“O desfile cívico escolar é a cereja do bolo da Festa de Cachoeiro. Este é um evento que congrega educação e cidadania, trazendo muita alegria para as ruas do município. Nossos estudantes representam o presente, não apenas o futuro da cidade”, discursou na ocasião o prefeito Victor Coelho.

O Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2018, José Eduardo Coelho Dias, também acompanhou o desfile. “Da última vez que eu acompanhei o desfile eu estava lá, junto com os estudantes, e agora é uma emoção muito grande poder assistir daqui e relembrar, como se estivesse passando um filme na minha cabeça. É muito importante que Cachoeiro mantenha essas tradições, que celebram o encontro de gerações”, comentou.

O casal Maycon Lopes Admiral e Roblayne Marchezi também foi assistir ao desfile pela primeira vez depois de ter participado das apresentações como estudantes. “Está muito bonito, é uma experiência diferente conferir daqui. Espero que continue a acontecer sempre”, destacou Maycon, que carregava no colo a sobrinha Luiza.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *