Conselho de Cultura aprova tombamento do Sítio Histórico de Santa Teresa

Os membros do Conselho Estadual de Cultura (CEC) discutiram, na tarde dessa quinta-feira (14), durante a 113ª Reunião Ordinária, a fundamentação do processo de tombamento do Sítio Histórico de Santa Teresa. Os moradores da localidade participaram do debate, que terminou com a aprovação do tombamento. O grupo também discutiu sobre o aprimoramento e fortalecimento do Conselho.
Ainda na reunião, foi aprovada a criação de um Grupo de Trabalho com membros da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Conselho.
Sítio Histórico de Santa Teresa
A reunião começou com uma fala da arquiteta da Gerência de Memória e Patrimônio da Secult, Eliane Lordello, que contou a história do processo de tombamento do Sítio Histórico de Santa Teresa. O procedimentofoi solicitado por uma moradora do local, Laurany Matiello, em 2013 e teve início após a ameaça de demolição de um casarão, que faz parte do conjunto histórico do município para dar lugar à construção de uma ponte.
A ação criou uma reação da comunidade local, que se mobilizou para transformar Santa Teresa em um Sítio Histórico. Após o pedido, uma comitiva formada por integrantes do Conselho, arquitetos da Secult e o diretor do Arquivo Público, Cilmar Franceschetto, foi o município para iniciar uma reunião com a comunidade, que mais tarde, se juntou para formar uma comissão e começar os trabalhos de estudo e reconhecimento do local.
  Segundo Eliane Lordello, um tombamento não pode ser visto como algo negativo e sim um mérito e um reconhecimento. “Isso garante a identidade e a força do local, além de ser algo eminentemente afetivo”, completa. No parecer que foi lido pela arquiteta e conselheira titular da Câmara Arquitetônica, Viviane Pimentel, “o conjunto de objetos e saberes configura a importância de Santa Teresa e a identifica como um núcleo de características únicas”. Após a explicação do parecer da Câmara, foi colocado em votação e aprovado pelos conselheiros o tombamento do sítio histórico.
Fortalecimento do Conselho
A reunião, comandada pelo secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha; a subsecretária Carol Ruas e osubsecretário de Gestão Administrativa, Pedro Virgolino, também discutiu o fortalecimento do CEC. Foram apresentadas ideias e sugestões, com base nas atas dos últimos anos, além de um estudo de caso do Conselho Municipal de Cultura do Recife, em Pernambuco, que hoje é uma referência na participação e na representatividade de seus conselheiros.
Ainda na reunião, foi aprovada a criação de um grupo de trabalho para revisão da resolução que normatiza as eleições para o conselho, com a participação do subsecretário de Gestão Administrativa, Pedro Virgolino, da procuradora do Estado, Luciana Marques e o conselheiro Tarcísio Santório.
“Vários pontos importantes foram debatidos nesta reunião do Conselho e novas diretrizes estão sendo avaliadas. Estou animado de fazer parte do Grupo de Trabalho que fará sugestões sobre a valorização e possível reformulação do CEC”, afirmou Santório.
A próxima reunião ordinária do Conselho Estadual de Cultura está marcada para o dia 4 de abril, às 14 horas, no Auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória.
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *