Conferência sobre eSocial em Cachoeiro reúne 600 servidores públicos do sul

A idealizadora do eSocial, Laura Schwerz, deu palestra sobre o sistema

Cerca de 600 servidores públicos de 30 municípios estiveram no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), nesta quarta-feira (15), para participar da 1ª Conferência Sul Capixaba eSocial e Administração Pública, que foi promovida pela prefeitura de Cachoeiro, por meio do projeto Escola do Servidor, da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

“Cachoeiro, como a cidade polo, organiza um evento de extrema relevância para a toda a região, recebendo de braços abertos todos esses municípios e, assim, promovendo essa interação. Além disso, é um momento para capacitar nossos servidores e atualizá-los sobre as normativas exigidas pelo governo federal”, destacou o prefeito Victor Coelho.

Os palestrantes foram Laura Schwerz, coordenadora-geral de Estruturação de Informações Previdenciárias da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (Geip/SPrev, de Brasília – DF) e idealizadora do eSocial; Gelson Machado Guarçoni, chefe substituto do setor de Orientação Tributária da Receita Federal no Espírito Santo; e Cátia Medeiros, consultora do Sistema Findes.

Na ocasião, eles transmitiram informações a respeito do processo de implantação na administração pública do eSocial, novo sistema federal que unifica em todo o território nacional o fornecimento de informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Abordaram, ainda, as obrigações advindas do eSocial, incluindo histórico explicativo sobre o novo instrumento e as principais mudanças para as áreas contábil, de recursos humanos e trabalhista, bem como os impactos na administração pública.

“No que diz respeito às obrigações tributárias, fiscais e previdenciárias, o eSocial, tão importante para os órgãos públicos, vai simplificar não só a vida das prefeituras, mas dos estados e da União. O principal intuito é criar um cadastro nacional de servidores públicos. Essa é a grande diferença, o grande ganho. A prefeitura de Cachoeiro está de parabéns por ter mobilizado tantos municípios”, salientou Laura Schwerz.

O secretário de Administração de Cachoeiro, Ramom Gobetti, frisou que o tema da conferência é fundamental para a gestão pública. “Ao trazermos esses três palestrantes, especificamente, para tratar do eSocial, nosso objetivo é nivelar esses conhecimentos entre os municípios vizinhos”, complementou ele.

“Esse evento é importante para nos nortear. Por isso, viemos aqui, com nossa equipe técnica, para absorvermos o máximo de conhecimento, para a partir de 2019, conforme as exigências do eSocial, desempenharmos nosso trabalho da melhor maneira possível”, comentou Gelson Pereira da Silva, de Itapemirim, que atua como contador da Câmara do município.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *