Concurso de Marchinhas de Cachoeiro divulga autores selecionados

O concurso será realizado no dia 2 de março, a partir das 19h, no Circo da CulturaA Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro de Itapemirim divulgou nesta segunda-feira (11) as composições classificadas para participar do 6º Concurso de Marchinhas Carnavalescas – Prêmio Raul Sampaio Cocco, que abrirá a programação de Carnaval do município, na Praça de Fátima.

Foram selecionadas 12 dentre 16 canções inscritas. Três são de compositores de Iconha, uma de Marataízes e oito de Cachoeiro.

O concurso será realizado no dia 2 de março, a partir das 19h, no Circo da Cultura, com entrada gratuita. A banda Kê Swing Bom dará o suporte instrumental aos competidores nas apresentações.

Em seguida, a Comissão Julgadora vai selecionar as seis melhores marchinhas para a grande final, que será realizada na mesma noite. Serão premiados com troféus e prêmio em dinheiro os autores daquelas que ficarem com os três primeiros lugares. Os julgadores vão avaliar os quesitos letra, melodia, interpretação e harmonia.

Fernanda Martins, secretaria de Cultura e Turismo ressalta a importância do concurso de marchinhas para o município. “Através desse evento, nós sintonizamos Cachoeiro com uma tradição que marca a história do Carnaval no Brasil desde 1899, quando Chiquinha Gonzaga compôs a primeira marchinha carnavalesca ‘Ó Abre Alas’. Com isso, além de incentivar a produção musical com qualidade, a população ainda pode se divertir com o resgate de uma tradição tão importante para festa popular mais celebrada no país.”

Homenagem

Autor de mais de 200 canções, o cachoeirense Raul Sampaio, de 90 anos, é mais uma vez homenageado pelo concurso. Ele é o compositor da música que se tornou o hino oficial do município, “Meu pequeno Cachoeiro”, eternizada na voz do rei Roberto Carlos. Mas muitas outras composições suas foram imortalizadas por interpretações de grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Nelson Gonçalves, Elizeth Cardoso, Orlando Silva e Luiz Gonzaga.

Confira os nomes e os autores das marchinhas selecionadas

– “Pindorama: País das bolsas”, de Ludymilla C. Paneiras e José Paineiras (Cachoeiro)

– “Bloco do offline”, de Vitor Hugo Oliveira, Rose Rosa e Sérgio DJ (Cachoeiro)

– “O Leão e o bode”, de Arnoldo Silva (Cachoeiro)

– “Meu pão endureceu”, de Cacá do Samba (Marataízes)

– “Pulando igual Saci”, de Dindin do Cavaco (Cachoeiro)

– “Vem pra Cachoeiro”, de Rafael Pereira da Silva (Iconha)

– “Lerê lerê”, de Deyvid Alves Lourenço (Iconha)

– “Nas águas do Itapemirim”, de Jonas Viriato da Conceição (Iconha)

– “Cachimbo da Maria”, de Carlos Alberto Pereira (Cachoeiro)

– “Obras do Raul”, de Tarcísio Carlos Machado (Cachoeiro)

– “A canção dos meus sonhos”, de Márcio de Souza (Cachoeiro)

– “O sol daqui”, de Rudson Costa (Cachoeiro)

Área de anexos
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *