Comerciantes reclamam da ciclovia em Piúma

Sábado 24, Piúma foi surpreendida pela manhã com uma ciclovia ao lado direito da Avenida Isaias Scherrer, no Centro da Cidade. A novidade que pegou todos de surpresa desagradou em cheio os comerciantes que, vira o movimento cair no início da semana seguinte, com a falta do estacionamento.

A sinalização está confusa

Muitos motoristas sábado foram orientados pela Polícia Militar que passou boa parte da manhã informando aos condutores que não mais podia estacionar ao longo da Avenida do lado direito.

A reportagem entrou em contato com o secretário de Obras de Piúma para saber mais informações sobre a ciclovia que pegou todos de surpresa. André Layber disse que em 2017, ele recebeu visitas de técnicos do Detran com o projeto já pronto e aprovado pela Prefeitura, diante da visita André comentou que foram feitos alguns ajustes e o Detran ficou de voltar a cidade e implantar. André ressaltou que o projeto do Detran fora discutido na cidade na gestão anterior e inclusive teve audiência pública com participação da população.

A Reportagem questionou ao Detran sobre a o artigo 49 do Código de Trânsito, que dispõe: O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via. Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor, e neste caso a ciclovia ao lado direito estaria indo contra o próprio Código de Trânsito, uma vez que, o ônibus por exemplo, está parando no meio da rua, e as farmácias, são todas ao lado direito da via.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informou que o projeto de sinalização viária que está execução no município de Piúma foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura e a partir de reuniões com a comunidade local, que teve a oportunidade de conhecer previamente o projeto e opinar sobre as propostas em Audiência Pública. Como o trânsito de Piúma não está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito, a implantação da sinalização é de competência do Detran|ES.

O projeto de sinalização contempla a implantação de sinalização vertical, horizontal e dispositivos auxiliares (tachas e tachões) que seguem os padrões estabelecidos pelos Manuais de Sinalização do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A execução do projeto começou no início deste mês e deve ser finalizada na primeira semana de dezembro.

O Detran|ES esclarece que o projeto de sinalização finalizado e aprovado pode ser consultado pela população na Prefeitura do município ou na Gerência de Engenharia de Trânsito do Detran|ES, localizada em Vitória. O órgão informa, ainda, que após a implantação da sinalização de trânsito, o município pode solicitar ao Detran|ES a promoção de trabalho de conscientização para que a equipe de Educação do órgão vá até a cidade com seu programa de educação.

O presidente da Associação Comercial de Piúma, Alessandro Tirado frisou que tem a impressão de que tudo em Piúma vem sendo realizado de qualquer maneira e sem coerência. “De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito ela está localizada do lado errado da via, pois o parágrafo único do Art.49 diz claramente que o embarque e desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor. Sem contar outras sinalizações que estão confusas como essa em anexo. A Ascopi não é contra ao progresso de forma organizada, somos a favor da ciclovia sim e das demais sinalizações, mas acreditamos que deveria ser melhor discutida para que desta forma atenda aos anseios da maioria da população e não prejudique o comércio local”.

Eni Correa é proprietária de uma Pastelaria ao lado direito da via, ela disse que passa o ano esperando verão para ganhar um dinheiro a mais e manter as despesas, mas depois da ciclovia vai ficar difícil parar um carro de um turista para comer um pastel e tomar um caldo de cana. “Os turistas estão reclamando que não tem vaga. Está muito perigoso, moto está ultrapassando na ciclovia, ontem tinha uma criança fazendo zig e zag na ciclovia, para descarregar minhas canas está uma luta, parando o trânsito e olhando as bicicletas afff tô cansada. E o pior, que fico o ano todo esperando o verão, aguentado a invernada que foi uma tristeza, para agora vê o turista passar direto’, queixou-se a comerciante.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *