Com 75% da obra concluída Terminal Pesqueiro de Itaipava movimentará economia do litoral sul

Nos últimos meses, a prefeitura municipal de Itapemirim tem se dedicado para que a obra do Terminal Pesqueiro de Itaipava avance, de modo a ser inaugurado ainda em 2019. Para isso tem cumprido suas obrigações contratuais e fiscais. O mandatário que é filho de pescador, acredita que o empreendimento vai mudar a vida dos pescadores do Distrito de Itaipava e a toda economia da região sul litorânea.Cerca de 75% da obra já foi concluída e o local terá capacidade para atender cerca de 400 embarcações locais, mais o fluxo de embarcações das cidades vizinhas que se beneficiarão com este grande empreendimento. Com o desembarque facilitado, mais embarcações devem atracar em Itaipava, gerando mais clientes para restaurantes, pousadas, comércio e demais setores que fomentam a economia local, que gira em cima do pescado. Além disso a perspectiva é que a economia de Itapemirim cresça com essa instalação, abrindo muitos novos postos de trabalho.

Segundo o Prefeito Thiago, este é o maior empreendimento com recursos públicos do Espírito Santo em andamento. A obra do Terminal pesqueiro de Itaipava, compreende área total de 7.850 m² e segue a todo vapor. A previsão é que a estrutura seja entregue até dezembro do próximo ano.

“Estamos fazendo muitos esforços para entregar essa obra o mais precocemente possível. Estamos falando de um dos maiores Terminais Pesqueiros do Brasil, isso vai impactar toda economia de Itapemirim e do sul do estado. Nós vamos investir pesado nas proximidades deste local onde foi instalado este empreendimento. Já assinamos a Ordem de Serviço da Orla de Itaipava, que ficará linda depois de concluída”, anuncia o prefeito.

Segundo o Engenheiro Guilherme Caldeira, da empresa JRN, 100% da fundação offshore e da laje de infraestrutura já foi executada, essa é a parte mais complexa do projeto. “Neste momento a obra encontra-se na fase de superestrutura do prédio de beneficiamento, consistindo na execução das paredes e da segunda laje de concreto armado e na fabricação/montagem da estrutura metálica. Além disso, os serviços de infraestrutura como contenção em aduelas de concreto armado já estão em andamento. Na próxima semana, a fundação onshore do Prédio administrativo será iniciada e, assim que finalizada, as obras no estaleiro também serão iniciadas”. Afirma Caldeira.

Pesca

O terminal deve oferecer condições para crescimento relevante ao setor pesqueiro da região que já é um dos mais fortes do país. Sua finalidade é abastecer as embarcações com gelo, óleo diesel, retirada e beneficiamento do pescado, oferecer oficina para barcos, escola náutica, centro administrativo e um centro de apoio aos pescadores que são trabalhadores rústicos que necessitam de uma atenção especial por parte da gestão pública.

O pescador Josias da Rocha Correia de 53 anos, que vive da pesca há 32 anos, comentou sobre os benefícios que o Terminal pesqueiro vai possibilitar para os trabalhadores do setor pesqueiro.

“Essa obra vai facilitar a retirada do pescado dos barcos, tendo um píer para nós atracarmos os barcos de uma forma segura, também podemos carregar as embarcações com mais facilidade. Sou pescador há 32 anos, e ver essa obra sendo feita é ver a realização do sonho de todos pescadores que trabalham duro nestes mar. Estou muito feliz com a obra e estou ansioso para poder ver isso tudo concluído”. Disse o pescador Josias.

Segundo o secretário municipal de Aquicultura e Pesca, José Arthur Marquiole, o terminal pesqueiro vai trazer dignidade para o pescador do município, pois essa obra proporcionará mais conforto e comodidade aos trabalhadores que poderão vender o pescado com mais facilidade, agilizando também na hora de abastecer e fazer reparos necessários nas embarcações.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *