Cine.Ema revela vencedores do Sino de Ouro

Premiação vai acontecer neste sábado (9), em Burarama. Encerramento do evento será marcado pelo forró do Trio Maracá

 

Neste sábado (9), serão revelados, às 21h30, os vencedores da quarta edição do Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo (Cine.Ema), que acontece em Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim. As melhores produções audiovisuais nas categorias animação, documentário e ficção serão condecoradas com o Sino de Ouro, criado pelo artista plástico Bruno Salvador.

O clima entre os cineastas que vieram de várias partes do país especialmente para participar do Cine.Ema é de alegria e expectativa, já que todos querem voltar para casa com a cobiçada premiação na mala. A paulista Carla Leone garante ser maravilhosa a sensação de ter seu filme, A Horta, como um dos concorrentes da mostra competitiva. “Nos sentimos muito honrados com a seleção e estamos muito felizes de ver nosso filme alcançando seu objetivo, que é comunicar com o outro e na medida do possível provocar uma auto-reflexão no espectador. Esse é o primeiro festival do “A Horta” e vai ser maravilhoso ver a resposta do público ao assisti-lo”, declara.

O cineasta Gustavo Girotto, cujo curta “Desbrava” também concorre ao Sino de Ouro, destaca a importância da temática do Cine.Ema. “A sustentabilidade está cada vez mais em evidência e fico feliz que os festivais estejam dando um espaço maior pra esse tema. A arte sempre refletiu a cultura e política vigentes, e deve ser usada não só como reflexo do mundo ao redor, mas também como agente de mudança”, diz.

Concorrem ao Sino de Ouro os curtas “Pedro e o Velho Chico”, de Renato Gaia, “Tembîara”, de Jackson Abacatu, “A garota que reciclava sonhos”, de Patrick Moysés, “A Horta”, de Carla Leoni e Richard Dantas, “Desbrava”, de Gustavo Girotto, “Latossolo”, de Michel Santos, “Nanã”, de Rafael Amorim e “Cisternas nas escolas”, de Tiago Vieira dos Santos.

Forró

E o encerramento da festa do audiovisual será marcado por um verdadeiro arrasta pé, ao som do Trio Maracá. O zabumbeiro e backing vocal Filipe Picoli promete um show muito animado, com repertório que passeia por clássicos de Luiz Gonzaga, Falamansa, Trio Forrozão, Dominguinhos, além de alguns destaques sertanejos. “O público pode esperar muita alegria. Essa é a nossa principal preocupação. Queremos apresentar qualidade musical e satisfazer o público presente. Somos um trio que possui uma integração muito forte e isso também representa muita qualidade para o nosso trabalho”, declara o cantor, que faz questão de destacar que o Trio se apresenta desde a primeira edição do Cine.Ema.

Com apresentações em praticamente todas as casas de forró e festivais do circuito, o Trio Maracá já é considerado um dos melhores trios de forró tradicional do Brasil.

O Cine.Ema

Inspirado na Pedra da Ema, ícone natural e paisagístico de Burarama, o “Cine.Ema” é o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo realizado desde 2015 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. O evento realiza atividades paralelas de educação ambiental que relacionem a ruralidade do distrito de Burarama, que é considerada a principal rota agroturística de Cachoeiro de Itapemirim, ao sul do estado.

Em suas primeiras edições (2015 e 2016), além das mostras audiovisuais que relacionam cinema ambiental em obras de ficção, animação e documentário, o Cine.Ema realizou atividades como a “Farmácia ecológica”, a “Olimpíada Água em Jogo” (em parceria com a ANA), o “Papo Nique” (pique nique com bate-papo com profissionais da área da ecologia e meio ambiente), trilhas guiadas na mata, plantio de mudas, cortejos culturais, oficinas de cinema ambiental, seminário de educação ambiental para professores, dentre outras atividades com foco na educação ambiental.

Valendo-se do cinema como um grande condutor nessa aventura fantasiosa de descobertas e resgates, em 2018 apresentamos pela primeira vez a Mostra Cine.Eminha, com filmes de temática ambiental para o público infantil. Além de oficinas, teatro de fantoches com o Grupo Gota, Pó e Poeira e show com a banda No Seu Abracinho que também compõem a programação do evento.

Os filmes premiados na mostra competitiva audiovisual recebem o troféu “Sino” de melhor produção e participam da programação do festival. Shows musicais de grupos locais e regionais integram as atividades do evento.  O Cine.Ema é patrocinado pela BRK Ambiental, Banestes, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Ancine. O festival conta com o apoio da TV Gazeta Sul e é uma realização da Caju Produções, do Instituto Últimos Refúgios e da Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura.

Programação

09 de Junho (sábado)

Local: Praça José Gava

FEIRA DA AME
19h – Feira da Associação dos Moradores Empreendedores de Burarama

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS (PARTE 02)

19h30 / Local: Praça José Gava

Nanã, de Rafael Amorim (PE), fic, 25min

Tembîara, de Jackson Abacatu (MG), ani, 10min

Cisternas nas escolas, de Tiago Vieira dos Santos (GO/BA), doc,18min

A garota que reciclava sonhos, de Patrick Moysés (MG) fic, 25min

                       

PREMIAÇÃO CINE.EMA
21h30

SHOW MUSICAL
22h – Trio Maracá

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *