“CIDADÕES”

Quando saiu o resultado do Enem 2018, um dito cujo compartilhou uma reportagem, sobre a Redação proposta aos estudantes, onde divulgava a quantidade de alunos que tirou nota 1000, um número bem reduzido, e destacou que milhares tiraram nota zero. Esse indivíduo que compartilhou o texto, sabedoria em pessoa, escreveu uma legenda culpando um determinado partido pela situação observada, pois incentivou uma geração a falar “é nóis” e “nóis vai”.

Fico impressionada ao ver o que as pessoas fazem para defender seu candidato na política: não há limites. Viram especialistas sem ao menos terem estudado para determinada área ou repetem, feito papagaios, aquilo que alguém falou e vão desenvolvendo suas teses sem nenhum material teórico. Lembrei até da brincadeira do telefone sem fio. Falava-se alguma frase no ouvido da primeira pessoa que estava ao nosso lado no círculo formado e, quando chegava ao último, a frase já estava toda desfeita.

A Educação, dito cujo, é muito mais complexa do que acusar um partido. O que dizer, então, do novo presidente do Inep que falou “cidadões” no seu discurso? Ele não é do tal partido criticado, nem estudou no período em que o mesmo esteve em vigência. Caro transmissor de idiotices, você sabe o que é variação linguística e que tem muita gente que realmente fala “nóis vai”? Você sabe o que é gíria e que nos grupinhos formados ouvimos muito “é nóis”?

Mas os especialistas querem ir além com seus efêmeros estudos de Facebook e WhatsApp. Quanta gente passou a ser fera nas figuras de linguagem depois da polêmica do rosa e azul! (Vem, meteoro!) O que elas não sabem e não foram pesquisar é que antigamente, de acordo com a Revista Superinteressante, era muito caro tingir um tecido (Lembra da nossa história? Do pau-brasil?), então, os pais não ligavam para isso. Em 1918, nos Estados Unidos, o rosa, por ser mais escuro, foi direcionado para os meninos e o azul, mais claro, para as meninas. Somente mais tarde, para esquentar as vendas, é que o azul passou a ser a cor para eles e o rosa para elas. Ou seja, foi tudo uma questão de marketing e o povo caiu direitinho.

Através do interesse das lojas em lucrar, ficou marcado socialmente tais cores para definir se é menino ou menina. Quanta ignorância e submissão! Mas não me venha com figuras de linguagem, muito menos, utilize a metáfora como forma de acobertar um preconceito já enraizado nessa sociedade hipócrita, pois de acordo com a psicanalista Fani Hisgail “A afinidade com alguma cor não determina personalidade ou sexualidade”.

Prezados “cidadões” brasileiros, para realmente ser especialista em algo, é preciso estudar muito e durante muito tempo. Tenho vinte e um anos de profissão trabalhando a Língua Portuguesa com crianças e adolescentes e não sei nem a metade. Mas, não será uma rede social, com textos questionáveis, que complementará minha formação. É preciso questionar, pesquisar, confrontar para tentarmos chegar a uma conclusão. Caso precise, “é nóis aqui na fita”!

 

LI E GOSTEI

Um útero é do tamanho de um punho, reúne poemas escritos a partir de um tema central: a mulher. Uma das vozes mais destacadas da geração, Angélica Freitas subverte as imagens absolutamente gastas do que se espera do gênero feminino, anunciadas em capas de revistas e em vitrines de lojas de departamentos, e joga luz – com inteligência, sagacidade e senso de humor aguçado – sobre o nosso tempo. Fonte: Companhia das Letras.

 

ASSISTI E GOSTEI

Fernanda (Mônica Martelli) está casada com Tom (Marcos Palmeira), com quem tem uma filha de cinco anos, Joana (Marianna Santos). O casal está em meio ao desgaste causado pelo convívio por muitos anos, o que gera atritos constantes. Quem a ajuda a superar a crise é seu sócio Aníbal (Paulo Gustavo), parceiro inseparável durante a árdua jornada entre salvar o casamento ou pôr fim a ele. Fonte: Adoro Cinema. 

E A GRAMÁTICA… COM AS CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA

Plural “ãos”

Todas as palavras paroxítonas terminadas em “ão” viram “ãos” no plural (ou seja: basta acrescentar o “s”), como “sótãos”, “órgãos” e “bênçãos”. Em algumas palavras oxítonas isso acontece, então é bom você saber de algumas, tipo: “artesãos”, “cristãos”, “pagãos” e “cidadãos”. Tem outras mais conhecidas, como “mãos”, “irmãos”, “chãos”, e “grãos”.

Fonte: Blog Gramaticando

Compartilhe nas redes sociais

Leia Também

ENQUANTO HOUVER SOL… 26 de outubro de 2020
Literatuando 14 de novembro de 2019
OH, PROFESSORA QUERIDA! 24 de setembro de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *