Cerca de 25 alunos da Escola Estadual de Kennedy desmaiam de calor

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Presidente Kennedy do vespertino fizeram um protesto na tarde desta quinta-feira, 27, contra a falta de ventiladores e bebedouros na instituição.

A Reportagem do Jornal recebeu diversos vídeos de alunos que desmaiaram de tanto calor. Cerca de 25 estudantes foram socorridos no Pronto Atendimento – PAM da cidade desmaiados, suados, na tarde desta quinta, alguns com pressão alta. A informação de um funcionário do PAM é que houve muito tumulto no Pronto Atendimento.

De acordo com informações de uma professora que estava ajudando a socorrer os alunos que estavam passando mal, os poucos ventiladores que a escola possui não funcionam e só teria um bebedouro para dar conta de todos os estudantes.

A professora que pediu anonimato disse que o calor é insuportável e os estudantes estavam protestando contra a situação que levou amigos ao hospital. Eles mesmos estavam socorrendo uns aos outros.

Uma ambulância do hospital chegou ser acionada para levar os estudantes ao PAM.

A Reportagem entrou em contato com a escola duas vezes, mas ninguém atendeu as ligações. Por telefone tentou falar com uma pedagoga, ela confirmou a situação, mas disse que não poderia dar entrevista e que o diretor não estava presente.

A Reportagem tentou contato com a Secretaria Estadual de Educação – SEDU ara saber que medidas serão tomadas para resolver os problemas, mas até o momento não obteve êxito.  Vale frisar que a escola pertence ao Estado e não ao município.

 

A Secretaria Estadual de Educação se manifestou através de NOTA:

A Superintendência Regional de Educação de Cachoeiro (SRE) esclarece que a escola mencionada possui ventiladores, que estão sendo utilizados na potência máxima, e que não tem nenhum registro de equipamento quebrado.

Afirma ainda que está sensível ao problema e, por isso, destinou mais de R$ 10 milhões em recursos para intervenções nas redes elétricas de diversas escolas e substituição de alguns aparelhos. Mas lembra que, segundo os Institutos de Meteorologia, o calor rigoroso é um dos recordes nos últimos anos.

Destaca também que as escolas estão permitindo, quando possível, o deslocamento de alunos das salas de aula para outros ambientes com maior fluxo de ar como pátios, além de orientarem os alunos para que se hidratem o tempo todo.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *