CAVALOS – Treinador ensina cuidar de cavalos

 

  • Curso de doma racional e treinamento e para cavalos com Mauro Leite, uma referência internacional no trato com animais, ele esteve em Piúma.

Já imaginou como tratar um cavalo? Não basta apenas dar banho, água e soltar no pasto para ele pastar, é preciso ter cuidados especiais e saber que o animal também tem um lado sentimental, emocional e precisa de cuidados especiais.

E para ensinar como se deve cuidar de um cavalo, ninguém menos que Mauro Leite –formado pelo método Monty Roberts – internacional Learning Center. O treinador tem experiência em equinos há mais de 30 anos, residiu 8 anos nos Estados Unidos da América – EUA e já ministrou cursos em diversos países, ele esteve em Piúma, no último dia 29, no Haras Monte Aghá de propriedade de Ady Brunini, um apaixonado pelo universo equestre para ministrar um curso Horsemanship relacionamento com cavalos. “Temos um desejo muito forte há muito tempo de oferecer o que há de melhor no mundo equestre, principalmente nesse curso HorseManShip – relacionamento com cavalos e o Mauro Leite representa isso, é uma pessoa que tem equilíbrio nas suas posições, tem experiência necessária que a gente acredita. Eu acredito que ele tem muita bagagem para passar nessa capacitação que está fazendo com a gente”

D acordo com Mauro Leite os equinos em geral precisam de um cuidado especial, tanto na parte de higienização, tanto de manejo, alimentação correta, limpeza dos cascos para que ele tenha uma vida saudável e ativa.

Para começar o treinamento, primeiro um trato no casco do cavalo que ajuda o animal no andamento correto para que os cascos fiquem arrumados com a angulação correta.

Uma das grandes preocupações do treinador é o bem-estar do animal. “Na verdade, eu estou trazendo para eles uma forma de conduzir o cavalo sem violência, sem trauma, na parte psicológica, na parte de treinamento, na parte de como conduzir o cavalo sem força e sem resistência onde ele está indo com você porque ele quer, não porque está sendo obrigado a ir’.

Mauro Leite tem uma vasta experiência na profissão e aprendeu com os melhores do mundo, já passou por diversos países, se formou com Monte Robert o famoso encantador de cavalos e durante sua carreira já colecionou inúmeros títulos, muitas vezes campeão em provas equestres. O treinador trouxe várias técnicas que vão ajudar os peões do Haras na lida com o animal, são dicas que vão desde a utilização dos equipamentos de boca, parada, recuo, marcha, postura para que os comandos fiquem confortáveis tanto para o montador quanto para o animal.

Para quem vai adquirir ou tem um cavalo, o treinador dá uma dica simples: “Eu digo sempre o seguinte, a violência não é resposta, o ideal e sempre é você tratar o seu cavalo com respeito, com carinho que você vai ter sempre um bom cavalo na sua mão”, disse.

Ady pretende ampliar o Haras e promover cavalgadas ecológicas já a partir de janeiro como opção de lazer, está formando também um grupo pequeno acompanhado por um guia especializado. Além de alugar baias para proprietários de cavalos e oferecer doma dos animais. Já está previsto também um novo curso no dia 14 de janeiro com Mauro Leite, as vagas são limitadas.

 

Foto: Mauro Leite e Adir / Divulgação

Legenda: O treinador de cavalos Mauro Leite esteve em Piúma ministrando curso no Haras Monte Aghá

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *